Marquise Ambiental amplia frota sustentável com caminhões Scania movidos a biometano

Aquisição faz parte de investimento de R$ 25 milhões para descarbonizar operações; redução nas emissões pode chegar a 90% em relação ao diesel

Redação

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de gestão de resíduos do país, deu mais um passo na sua estratégia de descarbonização ao receber um novo lote de caminhões movidos a biometano. A entrega, realizada nesta quarta-feira (18), na sede da fabricante de implementos Planalto, em Goiânia (GO), reforça o compromisso da companhia com a transição energética no setor de logística e gestão de resíduos.

O modelo escolhido para essa etapa foi o Scania G 280 XT, caminhão vocacional para coleta de resíduos urbanas, capaz de reduzir em até 90% as emissões de gases de efeito estufa, na comparação com veículos a diesel, segundo dados da fabricante.

A aquisição integra um investimento de R$ 25 milhões, que contempla a compra de 18 veículos movidos a biometano, sendo entregues em etapas. Parte dessa frota já está em operação nas unidades da Marquise em Fortaleza (CE) e Osasco (SP).

“O investimento na ampliação do uso de veículos movidos a biometano faz parte da nossa visão de construir uma operação mais sustentável. O objetivo é, no futuro, implementar um ciclo completo: coletar resíduos, gerar biogás, produzir biometano e abastecer a própria frota, criando um modelo circular dentro da cadeia de resíduos sólidos”, afirma Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.

Alinhamento com políticas públicas

Os investimentos da companhia estão em linha com a Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a adoção de combustíveis renováveis em substituição aos fósseis. A Marquise já negocia novos contratos com a Scania para ampliar ainda mais sua frota sustentável.

“O transporte de resíduos é uma etapa fundamental para a economia circular e a descarbonização. Nossa parceria com a Marquise Ambiental é estratégica nesse processo. Desde 2019, a Scania já comercializou mais de 1.500 caminhões movidos a gás natural e biometano no Brasil, criando um mercado que simplesmente não existia antes”, destaca Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil.

Características do modelo G 280 XT

O modelo entregue nesta etapa, o Scania G 280 XT, foi configurado especialmente para operações urbanas de coleta. Seu motor Euro 6 de 9 litros opera 100% com gás natural comprimido (GNC), biometano ou qualquer mistura entre os dois combustíveis.

O caminhão tem autonomia de até 230 metros cúbicos de gás, distribuídos em oito cilindros, e conta com torque de 1.350 Nm, além de um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 40 toneladas. A cabine maior, do tipo G, oferece capacidade para o motorista e mais três passageiros, adequada para as operações de coleta.

O veículo vem equipado com o pacote off-road XT, que reforça a robustez para terrenos irregulares, e com a caixa de câmbio automatizada Opticruise G25CM, a mesma utilizada nos modelos pesados da linha Scania Super.

Os motores do G 280 XT são do Ciclo Otto — tecnologia que não é uma conversão do diesel, mas um desenvolvimento específico para o uso de gás, o que garante desempenho, força e confiabilidade equivalentes aos modelos a diesel, além de operação mais silenciosa.

A Scania oferece no mercado brasileiro opções de caminhões a gás e biometano com potências de 280, 340, 420 e 460 cavalos, aplicáveis a diversas operações logísticas, de curtas a longas distâncias.

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