A combinação entre o aquecimento do varejo em datas comemorativas e a agilidade da logística aérea fez a Azul Cargo Express atingir crescimento recorde em diversos segmentos no segundo trimestre de 2025. De abril até os primeiros dias de junho, a unidade de cargas da Azul movimentou mais de 360 toneladas em quatro das categorias mais sensíveis ao consumo sazonal: roupas, calçados, vinhos, flores e chocolates.
A principal alavanca de crescimento foi o transporte de vestuário, que atingiu 180 toneladas, representando um salto de 1.200% em relação aos três primeiros meses do ano. O crescimento reflete o apetite dos consumidores nas datas mais simbólicas do período, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, além da Páscoa, que este ano caiu em 20 de abril.
“As datas comemorativas do segundo trimestre estão entre as mais importantes para o comércio brasileiro. E a logística rápida e conectada tem papel decisivo para que os produtos cheguem a tempo às mãos dos consumidores”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Roupas e acessórios dominam as entregas
Segundo a empresa, os maiores volumes de roupas, calçados e bolsas tiveram como origem o Sul do Brasil, com destino ao Sudeste, mas houve também crescimento nas rotas entre o Sudeste e o Norte, que demandam maior agilidade logística por causa da distância e das limitações de transporte rodoviário.
Vinhos, flores e chocolates disparam
O segmento de vinhos também foi destaque, com 145 toneladas embarcadas, um aumento de 114% sobre o primeiro trimestre. A maior parte dos envios partiu do Sudeste em direção ao Centro-Oeste e Nordeste.
Já o grupo de flores e chocolates somou 36,8 toneladas, um salto de 160%. Desse total, as flores responderam por 31,65 toneladas, com origem concentrada em Holambra (SP) – polo nacional do setor – e destino às regiões Norte e Nordeste, por meio do hub aéreo da Azul em Campinas (SP). Os chocolates representaram 5,15 toneladas, impulsionados por pedidos oriundos do Sudeste com entrega no Norte.
Aposta na malha aérea como diferencial competitivo
Com a operação baseada em uma malha aérea que conecta mais de 150 cidades no Brasil, a Azul Cargo se posiciona como uma das principais alternativas para o transporte expresso de produtos perecíveis, frágeis ou com alto valor agregado. A empresa atende tanto grandes varejistas quanto empreendedores locais.
“A combinação entre capilaridade, agilidade e cuidado no transporte tem sido determinante para que as encomendas cheguem no tempo certo. Esse é um diferencial que cresce em importância especialmente em datas comemorativas”, conclui Izabel Reis.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.