A Azul Linhas Aéreas anunciou um contrato com a multinacional Liebherr para o desenvolvimento de oficinas especializadas na manutenção de trocadores de calor, com instalações em seus hangares em Campinas e no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
A parceria abrange suporte técnico especializado, treinamento, fornecimento de peças sobressalentes, ferramentas e equipamentos necessários para realizar testes, limpeza e reparos dos trocadores de calor presentes na frota de Airbus A320 da companhia aérea.
Com a duração inicial de cinco anos, o contrato prevê a possibilidade de renovação. O objetivo principal é reduzir os custos associados a serviços realizados no exterior, aproveitando a mão de obra local dos técnicos da Azul. A parceria visa otimizar os custos com logística de transporte, seguros, despesas alfandegárias e outros gastos relacionados à manutenção.
“A criação desta oficina de manutenção visa promover a economia e eficiência operacional, além de contribuir para o desenvolvimento das regiões de Campinas e Belo Horizonte, gerando novos postos de trabalho. A expectativa é que, no primeiro ano de operação, sejam realizadas cerca de 200 unidades de manutenção, com limpeza dos trocadores de calor utilizando produtos e equipamentos certificados pela Liebherr”, explicou Plinio de Oliveira, diretor de manutenção da Azul.
Os trocadores de calor serão testados em uma bancada certificada pela Liebherr, garantindo a qualidade do serviço e a liberação dos equipamentos para uso. A parceria também envolve o intercâmbio de conhecimento entre as duas empresas, o que trará benefícios a longo prazo.
Joel Cadaux, diretor de Negócios e Serviços da Liebherr, destacou os ganhos mútuos da colaboração. “Este é um acordo positivo para ambas as partes. A Liebherr ampliará sua rede de reparos, enquanto a Azul poderá aprimorar a qualidade da manutenção de sua frota de Airbus A320, aproveitando nossa expertise em reparos de equipamentos de transferência de calor”, afirmou.