A JAC Motors, que participa pela primeira vez da Fenatran, exibe cinco veículos comerciais elétricos em seu estande, além de outros três modelos, também elétricos, que estarão disponíveis para test drive.
“Quando optamos por nos tornar a primeira marca de automóveis de passeio e veículos comerciais com uma família completa de modelos 100% elétricos, em setembro de 2019, nunca paramos de buscar novas soluções. Aqui na Fenatran, por exemplo, a JAC Motors lançando três modelos novos”, comenta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
O JAC E-JT 18,0, um caminhão semipesado com 18 toneladas de PBT, é oferecido em versões urbana e rodoviária, que podem variar o comprimento total (7,2 m ou 8,12 m), em que na versão mais longa é possível instalar o terceiro eixo. O JAC E-JT 18,0 possui packs modulares de baterias, que darão maior ou menor autonomia. Para a versão urbana, em que não há necessidade de percorrer grandes distâncias diárias, a recomendação é o uso de uma bateria de 141 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias, que detém 34% da produção mundial). Nesse modelo, o E-JT 18,0 pode rodar até 400 km. Ou 250 km com meia carga. Ou ainda 175 km com PBT.
Já o cliente que optar pela versão rodoviária vai receber um caminhão com o dobro de capacidade de carga – 282 kWh –, que estende sua autonomia a 650 km. Com meia carga, ele alcança 500 km. Se estiver com carga útil máxima, a autonomia será de 350 km. Em ambos os modelos, urbano ou rodoviário, o cliente pode requisitar a versão com 3º eixo, o que amplia o PBT para 26 toneladas e pode ter diversas aplicações, como coleta de lixo urbana ou betoneira.
As duas opções do JAC E-JT 18,0 serão impulsionadas por um motor 100% elétrico que desenvolve 225 cv de potência, com 1.000 Nm de torque máximo.
A nova JAC E-JP 8 chega com importantes alterações mecânicas, estéticas e ‘elétricas’, segundo a JAC Motors. A picape elétrica sofreu sua maior alteração na transferência de posicionamento do motor elétrico e na nova potência gerada por esse propulsor. O motor saiu do cofre dianteiro e foi se alojar próximo ao eixo traseiro, sob a caçamba, diminuindo sensivelmente as perdas mecânicas que eram geradas pelo eixo-cardã – a peça não existe mais, inclusive. Dotada de baterias de fosfato de ferro-lítio com 65,3 kWh de capacidade máxima de carga, a picape da JAC possui agora um motor com 204 cv de potência e 295 Nm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em menos de dez segundos. A parte interna da JAC E-JP 8 foi redesenhada.
Lançada na 23ª Fenatran em sua versão passageiros, a JAC E-JV 7L tem como alvo as empresas de transporte executivo de passageiros. Com torque imediato de 295 Nm e 204 cv de potência, o modelo é equipado com uma bateria da CATL de 50,2 kWh de capacidade, a E-JV 7L tem no conforto proporcionado aos passageiros seu maior predicado, segundo a JAC.
Além dos lançamentos exibidos no estande, a marca traz o iEV1200T (PBT de 7,5 e 8,5 toneladas), que estará exposto e disponível para test drive no evento, além do E-JT 9,5 (PBT de 9,5 toneladas) e do E-JT 12,5 (PBT de 12,5 toneladas).