De Resende (RJ)
Desde o lançamento do Meteor, em setembro de 2020, a Volkswagen Caminhões e Ônibus foca em acelerar a sua presença no segmento de extrapesados. A fatia da empresa saltou de 5% para 12% no acumulado dos primeiros oito meses de 2024. Em julho e agosto, esse percentual atingiu 18%, permitindo que a Volkswagen conquistasse, pela primeira vez, a terceira posição no ranking de vendas, atrás apenas da Volvo e da Scania.
Para continuar essa trajetória de crescimento, a montadora apresentou novidades em sua linha de extrapesados que serão exibidas ao público durante a Fenatran 2024, maior feira de transportes da América Latina, que ocorrerá em São Paulo, no mês de novembro. O modelo Meteor 28.480 6×2 agora conta com a nomenclatura HD (Heavy Duty), permitindo a conexão de uma carreta de quatro eixos e aumentando sua Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 53 para 58,5 toneladas. Além disso, o Meteor 28.480 6×2 e o Meteor 29.530 6X4 passaram a oferecer um retarder opcional de seis estágios, com 1.225 cv.
Outro destaque é o novo Constellation 4×2, que agora possui um motor de 13 litros e 480 cavalos, ideal para empresas que necessitam aumentar a velocidade em médias distâncias e que operam no transporte de cargas secas, como cegonheiros e serviços de transporte industrial. Com as novidades em sua linha de extrapesados, a empresa pretende aumentar sua participação de vendas nesse segmento para 20% em 2025.
Primeiras negociações
O vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, destacou que a empresa já vendeu 80 unidades do novo Constellation para a Transportes Gabardo, transportadora de veículos do Rio Grande do Sul, e está em negociações para vender mais 150 unidades a outras empresa. “Uma parte dessa compra foi para repor a frota que está parada por causa das consequências vindas das enchentes que acometeram o Rio Grande do Sul em maio”, diz.
Em entrevista ao portal Transporte Moderno, o proprietário da empresa, Sérgio Mário Gabardo, disse, na época que 150 caminhões da sua frota de 1 mil veículos ficaram debaixo d´água.
Participação de vendas
Alouche enfatiza que, além da ampliação do portfólio de produtos, a oferta de soluções de serviços e conectividade têm sido fundamentais para consolidar a força de vendas da Volkswagen no competitivo segmento de extrapesados que hoje representa 43% do total de vendas de todos os caminhões do Brasil. “Há 9 anos a representatividade era de 20%. Por isso, a aposta em ampliar as soluções”, avalia.
O avanço no segmento de extrapesados também ajudará a VWCO a manter sua liderança no mercado de caminhões como um todo. Conforme Alouche, a distância entre a companhia e seu principal concorrente, a Mercedes-Benz, tem aumentado desde 2017. Atualmente, a VWCO domina as vendas com 25% de participação.
Novas funcionalidades
Com a atualização do Meteor e do Constellation, a VWCO apresentou novas funcionalidade em sua plataforma de conectividade Rio, o destaque é o bloqueio remoto do caminhão, em caso de roubo e desvio de rota. Comando de telemetria que antes era terceirizado.
A linha 2025 também contará com o painel de instrumentos da família Volkswagen Caminhões e Ônibus, 100% digital e com 10 polegadas, para fazer parte do pacote Highline da montadora.
A oferta também inclui central multimídia de 7 polegadas, volante funcional com diversas funcionalidades, e o novo aplicativo VWConnect, em que podem ser controladas funções do veículo e acessadas informações com poucos cliques no celular.
As novidades apresentadas pela VWCO estão dentro do ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões para o período de 2021 a 2025.
LEIA MAIS
Volkswagen planeja dobrar as vendas dos caminhões elétricos e-Delivery em 2025
Na contramão do mercado, Volkswagen espera aumentar em 5% suas exportações de caminhões