Aline Feltrin
A startup brasileira, Arrow Mobility, é mais uma fabricante de veículos elétricos a se beneficiar com as metas de grandes empresas em descarbonizar a frota. A empresa fechou um contrato para fornecer 100 vans elétricas para a Localiza, sendo 50 delas destinadas ao Mercado Livre.
Segundo o head de Marketing da companhia, Julio Balbinot, já foram entregues 18 para operadores que trabalham com a gigante do comércio eletrônico. A previsão é entregar todo o lote até o início do próximo semestre.
Balbinot disse ao portal Transporte Moderno que já há conversas com outras empresas que atuam no segmento de entrega e coleta urbana para avançar nas vendas das vans. “Há um movimento muito forte para aumento da demanda porque essas companhias assumiram o compromisso de descarbonização para os próximos anos.”
Na visão do executivo, o Brasil experimentará um avanço expressivo na aquisição de vans elétricas. De acordo com Balbinot, a van Arrow One se enquadra bem nas necessidades dos operadores.
Entre os benefícios do modelo destacados pela empresa está o conceito walking, o que significa que o motorista consegue caminhar dentro da van e ter mais acesso à carga. Desta forma, há aumento da produtividade. A empresa informa que o modelo Arrow oferece também menor custo de manutenção e redução do custo de rodagem.
Balbinot revela também que a empresa tem condições para aumentar a capacidade da produção do veículo para atender o avanço da demanda. A fábrica situada em solo brasileiro tem condições também de atender futuros pedidos para exportação.
Competidores
Outra empresa brasileira que avança nas vendas por causa da alta demanda por elétricos é a Hitech Electric. No mercado desde 2017, a empresa tem aproximadamente 350 unidades vendidas. A perspectiva da empresa é que as vendas alcancem 600 unidades neste ano. Entre os compradores dos utilitários de carga estão empresas como Ypê, BMW e Michelin.
Por fim, a Ford revelou durante a 29ª Agrishow que vendeu 300 unidades do furgão elétrico E-Transit para o Mercado Livre. Desse total, 100 já foram entregues e o restante chegará à frota do cliente até agosto. A maior parte dos veículos será dedicada às operações de transporte em São Paulo.
Segundo o diretor de marketing, vendas e serviços da Ford América do Sul, Antonio Baltar, também há novas negociações em andamento com a gigante do comércio eletrônico. A expectativa da montadora de origem norte-americana é que as vendas do furgão elétrico cheguem a 600 unidades até o fim do ano, conforme já havia noticiado o portal Transporte Moderno.
Expectativa de alta demanda
O executivo disse que a empresa de comércio eletrônico tem a meta de trocar dois mil veículos a combustão por modelos elétricos até o fim do ano. “Temos vantagens competitivas, pois o nosso furgão elétrico tem mais capacidade de carga na comparação com modelos de marcas rivais disponíveis no mercado.”
Além do Mercado Livre a Ford já mantém conversas com a DHL, Pepsico, Fedex e Transportadora Murici. Segundo Baltar, há 25 unidades da E-transit em testes nesses potenciais clientes.
LEIA MAIS
Mercedes-Benz inicia testes de caminhões elétricos no Brasil, com Braspress e outros clientes
Avanço dos veículos elétricos no Brasil já reflete em porto capixaba