Startup brasileira vende 50 vans elétricas para operações do Mercado Livre

Do total de vans encomendadas, 18 já foram entregues. A previsão é enviar o lote completo até o início do próximo semestre

Aline Feltrin

A startup brasileira, Arrow Mobility, é mais uma fabricante de veículos elétricos a se beneficiar com as metas de grandes empresas em descarbonizar a frota. A empresa fechou um contrato para fornecer 100 vans elétricas para a Localiza, sendo 50 delas destinadas ao Mercado Livre.

Segundo o head de Marketing da companhia, Julio Balbinot, já foram entregues 18 para operadores que trabalham com a gigante do comércio eletrônico. A previsão é entregar todo o lote até o início do próximo semestre.

Balbinot disse ao portal Transporte Moderno que já há conversas com outras empresas que atuam no segmento de entrega e coleta urbana para avançar nas vendas das vans. “Há um movimento muito forte para aumento da demanda porque essas companhias assumiram o compromisso de descarbonização para os próximos anos.”

Do total de vans encomendado, 18  foram entregues 18 para operadores que trabalham com a gigante do comércio eletrônico; a previsão é entregar o lote completo até o início do próximo semestre
A empresa aposta nos benefícios operacionais do furgão para avançar em vendas (Divulgação)

Na visão do executivo, o Brasil experimentará um avanço expressivo na aquisição de vans elétricas. De acordo com Balbinot, a van Arrow One se enquadra bem nas necessidades dos operadores.

Entre os benefícios do modelo destacados pela empresa está o conceito walking, o que significa que o motorista consegue caminhar dentro da van e ter mais acesso à carga. Desta forma, há aumento da produtividade. A empresa informa que o modelo Arrow oferece também menor custo de manutenção e redução do custo de rodagem.

Balbinot revela também que a empresa tem condições para aumentar a capacidade da produção do veículo para atender o avanço da demanda. A fábrica situada em solo brasileiro tem condições também de atender futuros pedidos para exportação.

Competidores

Outra empresa brasileira que avança nas vendas por causa da alta demanda por elétricos é a Hitech Electric. No mercado desde 2017, a empresa tem aproximadamente 350 unidades vendidas. A perspectiva da empresa é que as vendas alcancem 600 unidades neste ano. Entre os compradores dos utilitários de carga estão empresas como Ypê, BMW e Michelin.

Por fim, a Ford revelou durante a 29ª Agrishow que vendeu 300 unidades do furgão elétrico E-Transit para o Mercado Livre. Desse total, 100 já foram entregues e o restante chegará à frota do cliente até agosto. A maior parte dos veículos será dedicada às operações de transporte em São Paulo.

Segundo o diretor de marketing, vendas e serviços da Ford América do Sul, Antonio Baltar, também há novas negociações em andamento com a gigante do comércio eletrônico. A expectativa da montadora de origem norte-americana é que as vendas do furgão elétrico cheguem a 600 unidades até o fim do ano, conforme já havia noticiado o portal Transporte Moderno.

Expectativa de alta demanda

O executivo disse que a empresa de comércio eletrônico tem a meta de trocar dois mil veículos a combustão por modelos elétricos até o fim do ano. “Temos vantagens competitivas, pois o nosso furgão elétrico tem mais capacidade de carga na comparação com modelos de marcas rivais disponíveis no mercado.”

Além do Mercado Livre a Ford já mantém conversas com a DHL, Pepsico, Fedex e Transportadora Murici. Segundo Baltar, há 25 unidades da E-transit em testes nesses potenciais clientes.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz inicia testes de caminhões elétricos no Brasil, com Braspress e outros clientes
Avanço dos veículos elétricos no Brasil já reflete em porto capixaba

Veja também