Ford vende 300 unidades da E-Transit no Brasil e planeja dobrar os números até o final do ano

A montadora mira nos grandes frotistas e embarcadores para vender seus comerciais leves elétricos. Sobretudo os que investem para reduzir índice de emissões de CO², mas que buscam um menor custo operacional

A Ford revelou durante a 29ª Agrishow que vendeu 300 unidades do furgão elétrico E-Transit para o Mercado Livre. Desse total, 100 já foram entregues e o restante chegará à frota do cliente até agosto

Aline Feltrin

A Ford já vendeu 300 furgões elétricos da linha E-Transit no Brasil para um único cliente. Desses, 100 unidades já estão sendo entregues. O gerente de veículos comerciais da Ford na América do Sul, Matias Guimil, disse que ainda não há nenhuma venda da versão chassi-cabine no país, mas 18 unidades foram comercializados para Chile. Contudo, o executivo revela que há negociações em andamento no mercado brasileiro. Seja como for, Guimil revelou ao portal Transporte Moderno que, até o final do ano, a Ford deverá dobrar o número de vendas da linha E-Transit.

O executivo da Ford conta que a montadora mira nos grandes frotistas e embarcadores para vender seus veículos comerciais leves. Sobretudo os que investem para reduzir índice de emissões de CO², mas que buscam um menor custo operacional.

De acordo com Guimil, as locadoras também são potenciais clientes. Aliás, um levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) mostra que em 2023 as locadoras veículos emplacaram 10.211 caminhões, um crescimento de 38,9% sobre as compras de veículos pesados feitas pelas empresas do setor no ano anterior. Dessa forma, foram responsáveis por absorver 9,4% de todos os caminhões vendidos em 2023 no Brasil.

Segundo a Ford, o preço do E-Transit Furgão é de R$ 542 mil e do E-Transit Chassi é de R$ 542 mil na versão de 3,5 ton. de Peso Bruto Total (PBT) e de R$ 562 mil na de 4,2 ton.

Serviço por assinatura

Seja como for, a Ford acredita que a demanda por veículos comerciais elétricos da marca vinda das pequenas e médias empresas transportadoras ocorrerá por meio do serviço por assinatura da marca.  Na visão da empresa, o serviço por assinatura é uma forma de promover o acesso de empresas com diversas realidades financeiras ao veículo elétrico.

Apesar de os veículos elétricos da linha custarem praticamente o dobro de modelos similares movidos a diesel, a Ford afirma que seus veículos elétricos podem oferecer um custo de operação até 40% menor na comparação com um modelo a combustão.

Matias Guimil, gerente de estratégia de veículos comerciais da Ford América Sul, explica, por exemplo, que o trem-de-força tem 86% menos peças. “Esse fator combinado com o uso da energia elétrica ajuda a reduzir gastos.”

Ele também destaca a autonomia de 317 quilômetros e a bateria de lítio de 68 kWh que pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas.

Aumento de 60% em vendas

Depois de fechar a sua produção de caminhões no Brasil em 2019, a Ford reposicionou seus esforços para se destacar com a sua linha de veículos comerciais leves. Por isso, desde 2022 a busca espaço nesse segmento. Desde então, lançou cinco modelos no país, quatro da linha Transit e a Nova Ranger XL e XLS.

Com essas opções a diesel, teve incremento de 60% das vendas em 2023, com 5,2 mil unidades vendidas. A meta, agora, é avançar em um segmento que tem grande potencial, com capacidade para absorver 40 mil unidades por ano.

Impressões ao dirigir

A reportagem do portal Transporte Moderno pôde dirigir o mesmo furgão elétrico que a Ford vendeu para um grande frotista. Trata-se da L3 H3 350 com teto mais alto e que proporciona um volume generosos de 15 metros cúbicos.

A Ford oferece uma gama diversificada, com cinco opções da E-Transit. Em relação à experiência de direção, destaca-se a suavidade da suspensão, especialmente notável ao atravessar terrenos irregulares, proporcionando conforto e estabilidade ao volante. O ambiente também se destaca pelo silêncio, graças ao motor elétrico, enquanto o ruído externo é minimizado, reforçando o conforto a bordo.

A E-Transit oferece uma sensação de dirigir um carro menor, facilitada pela direção elétrica e uma boa capacidade de arranque. A regeneração de energia durante a desaceleração é uma característica inteligente, proporcionando uma condução mais eficiente e uma resposta suave ao retirar o pé do acelerador.

No que diz respeito ao acabamento e tecnologia, a E-Transit mantém o padrão de qualidade, oferecendo uma interface moderna e intuitiva, com uma tela principal informativa e um volante multifuncional que facilita o acesso às funcionalidades do veículo, como o computador de bordo e o sistema de entretenimento.

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