Rafael Abreu, diretor nacional de transportes da Solistica: “No nosso plano anual de crescimento, seguimos com forte investimento na aquisição de frotas mais limpas como veículos com tecnologia Euro 5”

“Essas iniciativas fazem parte de um projeto amplo de buscarmos alternativas sustentáveis em todas as regiões que atuamos, na Colômbia por exemplo além da frota elétrica também temos as bicicletas elétricas e fontes de energias sustentáveis”, completa o executivo

Transporte Moderno – Como a Solistica encara as questões ligadas à sustentabilidade? É possível aliar sustentabilidade aos ganhos econômicos?

Rafael Abreu – A pauta de sustentabilidade na Solistica é uma realidade em nossa cultura, em que temos uma agenda recorrente e com engajamento dos nossos colaboradores junto aos nossos clientes. A possibilidade de ganhos econômicos nem sempre pode ser vista a curto prazo. A agenda de ESG é um programa que visa investimentos que trazem retornos financeiros e sociais a longo prazo, e é preciso acreditar nesse propósito.

Um exemplo simples que temos e não gerou nenhum tipo de custo, ao contrário nos trouxe receita adicional, é a nossa destinação de resíduos (papelão, plástico, isopor e madeira), em que praticamente todos são provenientes da movimentação da carga de nossos clientes. Hoje já ultrapassamos mais de 1,5 mil toneladas recicladas, em que geramos a destinação correta dos insumos com parceiros homologados que compram esses resíduos e destinam, através de tratamento e reciclagem, o que gera valor econômico aos dois elos da cadeia Solistica e clientes.

Transporte Moderno – Quais as principais ações da empresa neste campo?

Rafael Abreu – Como parte do grupo FEMSA somos pautados por três pilares: nossa gente, nossa comunidade e nosso planeta. Portanto, desenvolvemos e implementamos projetos que buscam conectar nossa comunidade, internamente com foco nos nossos colaboradores. Implementamos desde treinamentos, programas de inclusão social, diversidade e apoio às comunidades do nosso entorno. Além disso, trabalhamos na cultura e engajamento de nossos colaboradores a participarem dos programas como campanhas sociais que ajudam a sociedade e também boas práticas na compensação de nossos recursos naturais como água, energia e emissão de CO².

Com nossos clientes focamos em como gerar valor econômico atrelado ao cuidado com o meio ambiente, e em conjunto, podemos trabalhar as pautas da agenda ESG, alguns dos exemplos são: controlamos os inventários de emissão de CO², destinação correta de resíduos, coprocessamento de produtos não conformes, investimentos em frotas elétricas dedicadas. No nosso plano anual de crescimento, seguimos com forte investimento na aquisição de frotas mais limpas como veículos com tecnologia euro 5.  Essas iniciativas fazem parte de um projeto amplo de buscarmos alternativas sustentáveis em todas as regiões que atuamos, na Colômbia por exemplo além da frota elétrica também temos as bicicletas elétricas e fontes de energias sustentáveis.

Transporte Moderno – Como o setor automotivo pode realmente contribuir para fomentar as ações em ESG no Brasil?

Rafael Abreu – O setor tem uma parcela significativa como agente transformador deste cenário. O engajamento do setor em fazer com que as melhores práticas se tornem uma realidade, aponta para uma oportunidade de ser a referência nessa agenda. Temas como destinação e tratamento de resíduos, compensação de emissão de CO², uso de tecnologias modernas, eletrificação de frotas e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis são pontos que devem incentivar aos demais setores a caminharem com essa mesma proposta.

Transporte Moderno Como o senhor avalia o engajamento das empresas instaladas no Brasil neste tema?

Rafael Abreu – O Brasil é um exemplo no processo de produção de energias renováveis, com nossa matriz hidrelétrica somos um dos países que mais produz energia limpa no mundo, embora o tema dentro das empresas e principalmente dentro do setor ainda seja visto com certa cautela, consideramos que temos uma vasta oportunidade de liderar e ser agentes de transformação sendo influenciadores no setor.

Transporte Moderno Quais as perspectivas da companhia para este ano? O grupo deve crescer em todas as áreas que atua?

Rafael Abreu – Durante o ano de 2022, como parte do projeto de expansão no Brasil, inauguramos importantes filiais de transporte como Guarulhos, Pouso Alegre, Teresina, Montes Claros e Salvador. Reforçando o compromisso de ser um dos únicos operadores logísticos com forte presença em todo território nacional, também implementamos importantes projetos e filiais de armazenagem, em Extrema, três Corações e Cajamar. Para 2023, seguiremos com um plano de expansão de novas unidades com foco nas regiões Norte e Nordeste para transporte e importantes projetos estratégicos para armazenagem.

Transporte Moderno Quais os novos projetos?

Rafael Abreu – Nossos projetos de sustentabilidade estão pautados por uma agenda de ESG. Para os novos projetos, estamos concentrados em atender a demanda de nossos clientes, temos projetos de eletrificação de frota, compensação de CO², energias fotovoltaicas, atuação responsável na gestão de resíduos, entre outros.

Veja também

Por