eActros e Atego autônomo são atrações da Mercedes-Benz na 23ª Fenatran

O eActros está disponível somente para a Europa; já foram vendidos quatro Atego autônomo para a Ypê, sendo que o primeiro será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem

Sonia Moraes

Um dos destaques da Mercedes-Benz nesta Fenatran é o eActros, caminhão elétrico, com 400 quilômetros de autonomia. Este caminhão está disponível somente para a Europa e não será comercializado na Fenatran. “Nosso objetivo ao trazer este caminhão para o evento é ampliar o debate sobre veículos elétricos e enfatizar aos clientes e ao mercado que nós temos tecnologia, experiência e competência global e local para desenvolver e fabricar aqui mesmo no país estes produtos”, afirmou Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Outra novidade é o Atego 1730 autônomo, primeiro caminhão com nível 4 de automação, inovação que é fruto de uma parceria com a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo. “A Mercedes-Benz já vendeu quatro caminhões Atego 1730 autônomos para Ypê, o primeiro será entregue nesse mês e os outros três no início do ano que vem”, informou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Na fábrica da Ypê em Amparo, interior de São Paulo, onde são produzidos produtos de higiene e limpeza, o caminhão autônomo se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras. “Nossa expectativa é de sucesso do Atego 1730 com a Lume Robotics na fábrica da Ypê, repetindo o êxito da nossa parceria com a Grunner, startup que utiliza o nosso Axor como base de sua máquina inteligente de direção autônoma na colheita da cana-de-açúcar”, afirmou Leoncini.

Na avaliação de Leoncini, há mais possibilidades para a utilização de caminhões autônomos no país, em operações confinadas em indústrias e galpões logísticos ou em severas aplicações fora de estrada, como na mineração e em grandes obras de infraestrutura, em locais de condições extremas onde a operação autônoma do caminhão pode proporcionar mais segurança para os motoristas nas situações de risco. “Neste caso, a máquina pode ajudar o homem, sendo um assistente confiável, eficiente, produtivo e seguro”, disse Leoncini.

A Mercedes-Benz também exibe nesta feira a nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs com motores BlueTec 6, que atende a nova norma Euro 6 do Proconve, e o cavalo mecânico Actros 2651, modelo que surgiu do Movimento A Voz Delas. Este veículo foi customizado a partir de sugestões de caminhoneiras e recebeu itens exclusivos de design e configuração, tanto na cabine quanto no chassi.

Marcia Pinna O Atego 1730 autônomo é o primeiro caminhão com nível 4 de automação

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