Ramon Alcaraz, CEO da JSL: “A JSL mantém uma frota jovem, mais tecnológica e menos poluente. Nossa frota própria de caminhões e cavalos mecânicos tem 3,9 anos de idade média, cerca de cinco vezes menor do que a média da frota brasileira, que é de aproximadamente 20 anos”

“Para o ciclo de 2022, a companhia estimou um investimento entre R$ 400 e R$ 700 milhões. Os recursos serão sobretudo direcionados para a expansão da frota de caminhões e máquinas, bem como para demais investimentos necessários ao atendimento de novos contratos já firmados e em negociação sem incluir futuras aquisições”, comenta o executivo

Transporte Moderno – Como está sendo o ano para o setor de transporte rodoviário de cargas? E para a JSL em especial?

Ramon Alcaraz – De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), publicada no primeiro semestre, o preço do diesel, além de outros aspectos como a carga tributária e reajuste do frete são pontos de atenção que devem ser considerados para quem opera no segmento. Este ambiente dinâmico e de elevada capilaridade tem enfrentado desafios e adversidades oriundas das atuais crises econômica e sanitária vivida pelo país. Na JSL, contamos com um portfólio de serviços que nos permite oferecer soluções logísticas integradas. Nossa diversidade de atuação nos permite atuar no segmento de operações dedicadas, transporte de cargas e distribuição urbana, que juntos somam aproximadamente 90% da nossa receita.

Transporte Moderno – Quais as principais dificuldades? O preço dos combustíveis está prejudicando as transportadoras?

Ramon Alcaraz – A imprevisibilidade no aumento do preço dos combustíveis aliada à inflação e à alta de juros, coloca o setor em um cenário desafiador, diante da elevada pressão de custos. Isso nos leva a desempenhar uma gestão austera que busca sempre por eficiência e racionalidade. Trabalhamos duro no sentido de nos antecipar aos movimentos de alta e organizamos nosso fluxo de caixa em relação a esse cenário. Na JSL, contamos com mecanismos que nos permitem negociar contratos de longo prazo, além de fórmulas especializadas em mensurar o momento econômico no sentido de conferir mais previsibilidade à política de preços.

Quais os investimentos previstos pela empresa para 2022?

Ramon Alcaraz – Todos os investimentos estão alinhados ao nosso planejamento estratégico e ao ritmo de crescimento demonstrado no último ano. Para o ciclo de 2022, a companhia estimou um investimento entre R$ 400 e R$ 700 milhões. Os recursos serão sobretudo direcionados para a expansão da frota de caminhões e máquinas, bem como para demais investimentos necessários ao atendimento de novos contratos já firmados e em negociação sem incluir futuras aquisições. Nosso Capex também é direcionado para a expansão do parque tecnológico, contribuindo com a maior visibilidade de cargas, redução de custos logísticos por meio do aumento de produtividade da companhia.

Transporte Moderno – Houve renovação de frota? Em caso positivo, as montadoras têm conseguido atender às demandas da empresa?

Ramon Alcaraz – A frota de caminhões da JSL possui em média 3,9 anos. Para seguir com uma frota nova, mais segura e reduzindo o impacto ao meio ambiente, estamos sempre em constante alinhamento com as montadoras para que nossas demandas sejam atendidas dentro de um prazo determinado.  

Transporte Moderno – Quais as principais cargas transportadas pela empresa?

Ramon Alcaraz – Contamos com um modelo de negócio único oferecendo soluções logísticas integradas às indústrias que abastecem o Brasil e o mundo. A diversificação da carteira de clientes passa pelos principais setores da economia como: alimentos e bebidas, automotivo, papel e celulose, bens de consumo, siderurgia e mineração, químicos e gases, entre outros.

Transporte ModernoQuais as principais ações na área de sustentabilidade?

Ramon Alcaraz – A JSL mantém uma frota jovem, mais tecnológica e menos poluente. Nossa frota própria de caminhões e cavalos mecânicos tem 3,9 anos de idade média, cerca de cinco vezes menor do que a média da frota brasileira, que é de aproximadamente 20 anos. São modelos tecnologicamente atualizados, que incorporam diversos avanços e permitem um funcionamento mais limpo. A companhia também incentiva agregados e terceiros a renovarem seus equipamentos, contribuindo para a redução de poluentes atmosféricos. Para mitigar os impactos das emissões de dióxido de carbono e outros Gases de Efeito Estufa (GEE), a companhia tem utilizado caminhões movidos a gás natural veicular (GNV). A iniciativa implementa um novo modelo operacional, que alia otimização logística e redução na emissão de poluentes. Além disso, estamos realizando estudos com veículos movidos a biometano, gás obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, uma alternativa aos combustíveis fósseis. Embora diversas estações de saneamento e usinas produzam o biometano, sua disponibilidade ainda é pequena. Vale destacar que um dos locais responsáveis pela produção do gás e gestão de resíduos sólidos está localizado no Rio de Janeiro e é administrado pela Ciclus, que faz parte da CS Infra, empresa do grupo Simpar, holding que controla a JSL. A Ciclus é uma das maiores gestoras de resíduos da América Latina e transforma insumos poluentes em água desmineralizada, biogás e energia.  Na área social, a JSL apoia jovens de casas de acolhimento ou em situação de vulnerabilidade social por meio do “Você Quer? Você Pode!”, programa da Simpar, holding da qual a JSL faz parte, destinado a jovens de casas de acolhimento ou em situação de vulnerabilidade social. Em junho, promovemos, em Parauapebas (PA), a cerimônia de formatura de 48 alunos da primeira turma desse programa. Durante dois meses, receberam 140 horas de aprendizado voltado à capacitação socioemocional. Na segunda fase, recebem a capacitação profissional e, na última, ocorre a efetivação profissional dos aprendizes. O “Você Quer? Você Pode!” foi lançado em 2021, quando formou 24 jovens que foram contratados pela Simpar e suas subsidiárias como jovem aprendiz. Em 2022, foi estruturado para formar mil jovens em um ano e em diferentes regiões do Brasil. A companhia pretende contratar o maior número possível desses jovens, além de apoiá-los na descoberta da vocação, sendo um facilitador para sua inclusão no mercado de trabalho.

Transporte Moderno – Quais as perspectivas para os próximos meses?

Ramon Alcaraz – A JSL faz parte da economia real e está presente em todo o ciclo de produção – da matéria prima a distribuição – se desenvolvendo e inovando a partir da antecipação das demandas do seu cliente e das necessidades do mercado. Contamos com um modelo de gestão único, que assegura independência, aos nossos negócios, gente experiente com foco em nossos clientes e mantemos a preservação da nossa cultura e valores para perpetuação das nossas empresas. Ao longo de nossa história, construímos um relacionamento de longo prazo com nossos clientes para assegurar um crescimento futuro graças ao alto nível de confiança nos serviços prestados pela JSL. Continuaremos focados na digitalização de processos, centralização de atividades e outras iniciativas que contribuam para o crescimento futuro de nossos clientes.

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