João Naves, fundador e presidente do Grupo Rodonaves: “Estamos caminhando para um futuro mais responsável e sustentável ambientalmente e, nesse cenário, as empresas de transporte e logística devem se posicionar e criar ações práticas que contribuam para o bem comum da sociedade”

Segundo o executivo, a empresa investe constantemente na renovação da frota, colocando na estrada caminhões em plena condição de rodagem, assumindo o compromisso com a redução da emissão de poluentes

Transporte Moderno – Qual a avaliação da Rodonaves sobre os veículos elétricos?   

João Naves Estamos caminhando para um futuro mais responsável e sustentável ambientalmente, e isso é cada vez mais necessário. Nesse cenário, as empresas de transporte e logística devem se posicionar e criar ações práticas que contribuam para o bem comum da sociedade e esse é um ponto para o qual o Grupo Rodonaves tem direcionado muita atenção.    

Transporte Moderno – A empresa já adquiriu veículos elétricos?

João Naves No final de 2020, realizamos os primeiros testes com caminhões 100% elétricos, na cidade de São Paulo, em parceria com a JAC Motors. Após os resultados iniciais, a empresa adquiriu seis unidades para integrar a sua frota a partir de maio de 2021. Esse foi um passo muito importante da RTE Rodonaves, que demonstra toda a nossa consciência e comprometimento para um futuro melhor.  

O modelo iEV1200Tda JAC Motors está equipado com bateria de fosfato de ferro-lítio de 97kWh, sistema de regeneração de energia das frenagens e desacelerações por meio do i-Pedal. O caminhão tem propulsor elétrico, que chega à velocidade máxima de 90 Km por hora, gera 177cv de potência e a autonomia é de até 250 quilômetros, de acordo com o padrão europeu NEDC, com emissão zero de CO2. Atrelado a isso, o veículo oferece praticidade, pelas dimensões reduzidas, conforto, baixo custo operacional e de rodagem, com capacidade para 7,5 toneladas.   

Transporte Moderno – Qual foi o investimento nos veículos elétricos?  

João Naves O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões. A companhia tem grande confiança que a aquisição desses seis veículos elétricos seja o primeiro passo para uma modernização de frota mais verde e, cada vez mais, sustentável.    

Transporte Moderno – Em que operação estão sendo utilizados os veículos elétricos?  

João Naves Os seis caminhões adquiridos em 2021 são parte da frota da Rodonaves Express, quando adquirimos também sete bicicletas elétricas. Os veículos são utilizados para entregas em grandes centros como São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). A meta é que cada unidade da Rodonaves Express tenha no mínimo, um caminhão elétrico ou uma bicicleta elétrica.   

Transporte Moderno – Há planos da empresa de comprar mais caminhões elétricos neste ano?   

João Naves No planejamento de 2022 não há previsão para aquisição de novos caminhões elétricos. Em contrapartida, investimos na troca da nossa frota constantemente e colocamos na estrada caminhões em plena condição de rodagem e com a manutenção em dia, assumindo o nosso compromisso com a redução da emissão de poluentes.    

Veja também

Por