Maersk assina três acordos de cooperação com a China Classification Society (CCS), em mais um passo rumo à descarbonização. Os acordos abrangem projetos de inovação científica e tecnológica, de combustível verde e embarcações neutras em carbono

O acordo, fechado em 27 de setembro, será válido por um período inicial de dois anos

O grupo A. P. Moller-Maersk assinou três acordos de cooperação com a China Classification Society (CCS), sinalizando mais um passo na jornada pela descarbonização. O acordo foi firmado durante um evento na sede da organização em Pequim na segunda-feira (27), pelo diretor administrativo da Maersk China Limited,  Jens Eskelund, e o vice-presidente da CCS, Sun Feng. 

Os acordos serão válidos por um período inicial de dois anos, e se concentram em projetos de inovação científica e tecnológica, disponibilidade e infraestrutura de combustível verde, bem como projetos de embarcações neutras em carbono. A Maersk e a CCS convidarão institutos de pesquisa para formar uma força conjunta para o projeto.

“A Maersk definiu uma meta clara e ambiciosa de se tornar neutra em carbono até 2050. A China, como nação líder mundial em construção naval e marítima, será um parceiro crucial para garantir que nossa indústria consiga responder efetivamente ao desafio da mudança climática”, afirma o diretor administrativo da Maersk China Limited, Jens Eskelund.

De acordo com Eskelund, a empresa está ansiosa para “explorar as oportunidades de cooperação internacional no transporte sustentável e com emissão zero de carbono”. Para o embaixador da Dinamarca na China, Thomas Østrup Møller, a descarbonização marítima “só pode ser alcançada com sucesso por meio de uma forte colaboração internacional e troca de conhecimento”.  

A descarbonização é um imperativo estratégico para a indústria naval e para a Maersk, que está acelerando os esforços para descarbonizar as operações marítimas. Em agosto, a empresa anunciou a construção de uma frota composta por oito navios porta-contêiner capazes de operar com metanol neutro em carbono. O primeiro navio será lançado no primeiro trimestre de 2024.

O chefe de tecnologia de frota da Maersk, Ole Graa Jakobsen, acredita que a parceria entre a empresa e a organização adiciona uma nova dimensão para a descarbonização. “Ao alavancar as capacidades de pesquisa com a CCS, acreditamos que teremos acesso a recursos de alta qualidade para permitir nossa jornada em direção a um futuro zero carbono.” 

Veja também

Por