Scania anuncia novo responsável pelas operações comerciais no Brasil

Fábio Souza, atual diretor-geral na África do Sul, assumirá o principal cargo da divisão em 1.º de outubro no lugar de Roberto Barral, que vai comandar a Scania na Europa meridional

A Scania anuncia Fábio Souza como novo vice-presidente e diretor geral das operações comerciais no Brasil. A partir de 1.º de outubro, Souza sucederá a Roberto Barral, que nos últimos cinco anos vem sendo o principal executivo das operações comerciais no país, e que ocupará, na mesma data, posição estratégica na Europa.

Fábio Souza iniciou sua carreira na Scania em 2001 como analista de peças. Em 2004, liderou a gestão de precificação de peças para a América Latina. Em 2006, foi para a Scania México para atuar como gerente de serviços, e três anos depois, se tornou diretor da área. Em 2013, retornou ao Brasil para assumir a diretoria de serviços.

Ainda foi o responsável por introduzir na empresa no Brasil a conectividade nos caminhões e ônibus e o pioneiro programa de manutenção flexível, com cobrança por quilômetro rodado e pagamento por faixa de consumo de combustível. Em 2019, foi nomeado diretor geral das operações comerciais da marca na África do Sul. No país africano, Fábio Souza também é membro do Board da Scania Soluções Financeiras e responde pela vice-presidência de veículos pesados da NAAMSA, associação local das fabricantes de veículos automotores.

Roberto Barral liderou a Scania Brasil por pouco mais de cinco anos, desde 2016. Sob sua gestão, dentre tantas conquistas, a empresa iniciou no país a transição para um sistema de transporte mais sustentável.

Veja também

Por