Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Azul: “A Azul tem a expectativa de alcançar 100% da capacidade operada antes da pandemia até o fim deste ano”

Na alta temporada de verão, que vai de dezembro deste ano até janeiro de 2022, a companhia irá incrementar toda a malha doméstica para acompanhar o aumento da demanda nos meses mais quentes do ano

Transporte Moderno – Quais as perspectivas da Azul para 2021?

Marcelo Bento Ribeiro – Para os próximos meses, a Azul tem uma visão muito otimista. Com o avanço da imunização, as viagens domésticas já registram um crescimento relevante, isso porque algumas fronteiras permanecem fechadas e, mesmo quando forem abertas, com o elevado valor do câmbio, o cliente tende a optar por viajar nacionalmente. E isso é uma excelente oportunidade para o brasileiro explorar mais os cantinhos do seu próprio país – o que também contribui e fortalece o turismo doméstico. 

Transporte Moderno – Qual a projeção da empresa para suas operações até o fim deste ano?

Marcelo Bento Ribeiro – A Azul tem a expectativa de alcançar 100% da capacidade operada antes da pandemia até o fim deste ano. Na alta temporada de verão, que vai de dezembro deste ano até janeiro de 2022, a companhia irá incrementar toda a malha doméstica para acompanhar o aumento da demanda de lazer para os meses mais quentes do ano, isso reforça a retomada e ampliação do transporte aéreo no país. Apesar de um horizonte ainda incerto, as pessoas estão esperançosas e com muita vontade de viajar, reencontrar entes queridos, sair do ambiente doméstico. E a companhia está preparada para assimilar esta demanda reprimida. 

Transporte Moderno – A Azul aumentou a oferta de assentos no mercado brasileiro? 

Marcelo Bento Ribeiro – Em setembro, a Azul já opera com cerca de 85% da sua capacidade de operações nacionais em relação ao período pré-pandemia. Com a flexibilização da circulação em diversos destinos do país e com o avanço da vacinação, a empresa vem ampliando sua operação em todas as regiões brasileiras. 

Transporte Moderno – Em quais regiões a companhia vem ampliando suas operações?

Marcelo Bento Ribeiro – Em agosto, houve um crescimento no Rio Grande do Sul que passou a contar com oito novos destinos, passando a ter 15 cidades atendidas pela Azul na região, um número recorde na história do estado. No Amazonas, a Azul também iniciou uma operação inédita para São Gabriel da Cachoeira e, em setembro, também dará início aos voos regulares para um novo destino no interior da Bahia: Guanambi.

Transporte Moderno – O que a Azul prepara para a alta temporada de verão?

Marcelo Bento Ribeiro – Para a alta temporada de verão, que será realizada entre dezembro deste ano e janeiro de 2022, a Azul prepara novidades no incremento das rotas e destinos inéditos para os clientes aproveitarem as férias se conectando, ainda mais, aos quatro cantos do país. Em breve, todos eles serão divulgados, mas já podemos adiantar que o incremento irá contemplar o voo regular mais longo do Brasil conectando Campinas, no interior de São Paulo, até Boa Vista, em Roraima; o interior do Mato Grosso terá ligações diretas com o litoral baiano; e o Paraná com os principais destinos turísticos no Nordeste.

Transporte Moderno – A empresa já está voando para quais destinos no Brasil?

Marcelo Bento Ribeiro – A Azul opera em todos os estados brasileiros, exceto o Acre, embora faça o transporte de cargas para a região. Atualmente, a companhia atende 128 destinos domésticos e dois internacionais.

Veja também

Por