Mercedes-Benz comemora 70 anos de produção na Argentina

Atualmente, a fábrica da Mercedes-Benz em Buenos Aires é a única do mundo que produz vans, caminhões e ônibus no mesmo lugar

A Mercedes-Benz completou os 70 anos de produção na Argentina, que foi o primeiro país a receber uma fábrica da empresa fora da Alemanha. Este ano, a Mercedes-Benz Vans também comemora 25 anos do início da produção da van Sprinter no país. Atualmente, a terceira geração da van Sprinter, que criou uma categoria própria na indústria automotiva e alcançou posição de liderança no mercado argentino, é produzida no Centro Industrial Juan Manuel Fangio.

Lançada em 2019, a última geração de large vans oferece uma ampla gama de versões como van de passageiro, furgão vidrado e de carga, sendo que o chassi serve de base para praticamente quase todas as soluções de implementação, de acordo com a empresa.

Além da Sprinter, os caminhões Atego e Accelo são produzidos na fábrica da Mercedes-Benz na Argentina, em suas versões manuais e automáticas. Esses caminhões leves são voltados principalmente para entregas e outras tarefas de transporte urbano. Na versão automática, a caixa de câmbio é projetada especialmente para uso urbano, com alta frequência de trocas de marchas. A liderança nas vendas também ocorre no segmento dos ônibus, que são totalmente fabricados na Argentina por parceiros comerciais.

A linha de remanufatura de motores e câmbios para caminhões e ônibus (Reman) também funciona no centro industrial. Desde março de 2021, a Reman introduziu os motores Euro V. A aquisição dessas peças reduz o tempo de reparação e, simultaneamente, contribui positivamente para o meio-ambiente, reduzindo a poluição. A Reman faz parte da “Economia Circular” proporcionada pela divisão de caminhões, que inclui a aquisição do caminhão novos, contratos de manutenção, aquisição de peças e produtos de reposição da marca e a possibilidade de entregar o caminhão usado para a SelectTrucks para a compra de outro veículo novo ou usado.

Sete décadas após sua fundação, mais de 700 mil veículos já deixaram a fábrica, incluindo vans Sprinter, caminhões, chassis de ônibus, eixos e componentes Reman. A Mercedes-Benz argentina que exporta veículos comerciais pesados para o Brasil e outros países da América Latina. A van Sprinter também é exportada para os Estados Unidos. 

Com mais de 60 pontos de vendas e pós-venda, oficinas oficiais e móveis, a Mercedes-Benz garante uma presença nacional e o atendimento aos clientes.

A Mercedes-Benz emprega diretamente 2,5 mil pessoas na Argentina e, indiretamente, uma ampla rede de fornecedores, revendedores e implementadoras em todo o país.

Veja também

Por