Nadir Moreno, Country Managing Director UPS Brazil: “A logística deixou de ser um complemento da cadeia de suprimentos para se tornar um divisor de águas na cadeia produtiva, tornando-se fundamental no trabalho de recuperação econômica diante da pandemia global”

“As novas tecnologias disponíveis estão impulsionando a logística online e permitindo um comércio mais inteligente, com mais eficiência em toda a cadeia de suprimentos, maior visibilidade e transparência”, acredita a executiva

Transporte Moderno – Como tem sido o ano de 2021 para o setor de cargas expressas?

Nadir Moreno – Como resultado do distanciamento social, a pandemia gerou uma mudança no comportamento do mercado, causando um ambiente favorável para os serviços de logística. As novas tecnologias disponíveis estão impulsionando a logística online e permitindo um comércio mais inteligente, com mais eficiência em toda a cadeia de suprimentos, maior visibilidade e transparência; permitindo que a movimentação de mercadorias seja otimizada e redirecionada para onde for mais necessário. Depois de uma venda online, a logística se torna uma parte indispensável de um negócio. Se há alguns anos os comerciantes mal conseguiam pensar nessa parte da operação como uma roda que fazia seu negócio funcionar, agora eles podem usar a logística como uma vantagem competitiva.

Transporte Moderno – Como a pandemia afetou o fluxo de cargas? Houve crescimento no e-commerce?

Nadir Moreno – A pandemia mudou a forma como muitas empresas conduziam seus negócios e algumas delas precisaram mudar seus modelos operacionais para atender às novas demandas do mercado, e isso teve que ser feito rapidamente. Isso pode fazer a diferença entre sobreviver ou descontinuar o negócio. A necessidade de agir com rapidez e reagir com agilidade exige o uso de ferramentas digitais, seja para agilizar processos internos, gerir produtos ou vender online.

O comportamento dos clientes mudou, de B2B para B2C, por conta das restrições impostas pelo distanciamento social, e as empresas confiaram no amplo portfólio e experiência da UPS para ajudá-las a navegar por maneiras econômicas de enviar seus produtos com mais rapidez para enfrentar uma nova realidade de negócios. Além disso, tivemos também mudanças de modalidade de transporte internacional, do marítimo para o aéreo, devido a necessidade de entregas mais rápidas, principalmente nos produtos dedicados à saúde.

Transporte Moderno – Qual a expectativa da UPS para os próximos meses? Deve haver crescimento de faturamento ou de volume de cargas em 2021?

Nadir Moreno – Nossos planos são de continuar apoiando as empresas, principalmente as pequenas, a se posicionarem em busca de novas oportunidades de crescimento, e continuaremos adaptando nossa malha logística para viabilizar esse objetivo, de forma que nossa rede permita que sejam mais ágeis e flexíveis.

As empresas, independentemente do setor ou do porte, buscam se posicionar internacionalmente por meio do comércio eletrônico, o que lhes permite um panorama de possibilidades muito mais amplo. A logística deixou de ser um complemento da cadeia de suprimentos para se tornar um divisor de águas na cadeia produtiva, tornando-se fundamental no trabalho de recuperação econômica diante da pandemia global ao colocar sobre a mesa as mais diversas soluções logísticas, com tecnologia e inovação.

Mais do que desafios, vejo oportunidades. As empresas necessitam de um apoio logístico que lhes permita se reinventar, pois qualquer vantagem ou valor acrescentado que possam oferecer ao mercado será fundamental para a obtenção de novas oportunidades. A inovação faz parte da cultura da UPS, pois estamos em constante evolução e aprimorando processos, soluções e até mesmo definindo tendências em nosso setor.

Transporte Moderno – Houve novidades em termos de produtos e serviços?

Nadir Moreno – Nós temos muitos projetos. Durante a pandemia, estamos engajados em enviar vacinas contra a Covid-19 e temos orgulho de apoiar nossos parceiros de saúde com logística inteligente e eficiente para que essas vacinas protejam as mesmas comunidades em que vivemos e trabalhamos. Até o final de maio, entregamos mais de 300 milhões de vacinas em mais de 90 países, incluindo o Brasil. Até o final deste ano, teremos entregue um bilhão de vacinas.

Recentemente lançamos o programa de Mulheres Exportadoras, destinado a apoiar as pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. O programa foi lançado em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil, e tem como objetivo oferecer ferramentas, informações e conexões de redes que ajudarão as empresas pertencentes a mulheres a exportar, proporcionando mais prosperidade para as comunidades em todo o mundo.

Transporte Moderno – Quais os investimentos mais recentes e quais os investimentos previstos para os próximos dois anos?

Nadir Moreno – Para a UPS, em 2020, globalmente, vimos um crescimento de 75,3% para o volume B2C, e vemos que muitos outros canais continuarão avançando. Nosso plano é continuar a melhorar nossa rede e nossos tempos de trânsito, continuando a expandir nossa estratégia de operações ágeis e melhorar a experiência digital de nossos clientes, especialmente para pequenas e médias empresas.

Veja também

Por