Maersk prevê crescimento do comércio mundial entre 5% e 7%

Companhia busca tornar-se uma das cinco maiores empresas de logística no Brasil até 2025 e enxerga oportunidades de crescimento no setor logístico

O crescimento do volume de exportação da China para os Estados Unidos da América (EUA) deve impulsionar o comércio global em 2021, de acordo com A.P. Moller-Maersk, uma das maiores empresas de logística do mundo.

A Maersk prevê que o comércio global de contêineres deve aumentar entre 5% e 7% em 2021, a medida em que os consumidores mudam suas demandas, priorizando a compra de bens de consumo em vez de serviços. Para o mercado brasileiro de comércio de contêiner, a Maersk prevê um aumento de 5% no volume total de importação e exportação, em decorrência do aumento das exportações. Isso ocorre neste ano, momento em que a empresa de logística está buscando oportunidades de crescimento orgânico e não orgânico no Brasil.

“Nunca a logística teve um papel tão importante na sociedade como agora. Nestes tempos difíceis, o transporte de mercadorias não pode parar. A atual situação excepcional do mercado deve continuar até o final do ano, uma vez que os consumidores afetados pela pandemia estão optando por comprar mais produtos do que antes, em vez de gastar tempo e dinheiro em serviços como frequentar restaurantes ou viajar a turismo”, disse Julian Thomas, chefe da Maersk East Coast América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

“Para o Brasil, vemos as exportações impulsionando o crescimento do volume de comércio este ano, em especial a demanda por alimentos e produtos básicos como café, algodão, resina, papel e madeira”, acrescenta.

Em conjunto a este cenário, a Maersk lança novas soluções digitais e busca expandir sua atuação em logística terrestre no Brasil. “Em 2021, vemos um crescimento de dois dígitos em nossos negócios no Brasil, por isso começamos a contratar e fortalecer nossas equipes de vendas à medida em que continuamos a aprofundar nossa oferta de serviços e logística terrestre no Brasil. Também estamos atentos a novas oportunidades de investimento “, diz Thomas.

Para impulsionar o crescimento, a empresa lançou este ano os serviços de frete aéreo e a NeoNav, solução digital que usa inteligência artificial para ajudar grandes empresas a otimizarem suas cadeias de suprimentos, cortarem custos e gerenciarem melhor seus estoques.

Para as grandes empresas, a NeoNav pode ajudar os clientes a economizar entre US$ 30 e US$ 40 por contêiner TEU por ano. Os resultados são significativos para clientes que movimentam mais de 50 mil contêineres ao ano, por exemplo. Desde 2010, a Maersk investiu mais de US$ 7 bilhões no Brasil.

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