Fetpesp lança livro sobre a trajetória do transporte de passageiros

Com 224 páginas, a obra “A Voz dos Pioneiros” conta histórias de coragem, persistência e aventura vividas por precursores do setor do transporte de passageiros no Estado de São Paulo e de seus sucessores No dia 12 dezembro, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) lançou o livro […]

Com 224 páginas, a obra “A Voz dos Pioneiros” conta histórias de coragem, persistência e aventura vividas por precursores do setor do transporte de passageiros no Estado de São Paulo e de seus sucessores

No dia 12 dezembro, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) lançou o livro “A Voz dos Pioneiros”, da historiadora Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira, sobre a trajetória do transporte de passageiros no estado a partir de situações vividas por empresários pioneiros do setor. “São narrativas de coragem e aventura, que tem como pano de fundo marcos da história da cidade de São Paulo, do estado e até mesmo do país”, conta a historiadora.

Com patrocínio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mercedes-Benz, BR Distribuidora, Caio Induscar, Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias, Banco Luso Brasileiro, Divena Concessionária, Prodata Mobility Brasil e Comercial Sambaíba de Viaturas, o livro nasceu de uma iniciativa do presidente da Fetpesp, Mauro Artur Herszkowicz.

“A história do setor do transporte de passageiros no estado sempre foi pouco documentada e explorada. Nosso objetivo é revivê-la e prestar homenagens aos empresários relevantes do segmento.

Hoje, o tema mobilidade urbana é algo que merece atenção e, por isso, estamos cada vez mais atuantes na busca de tecnologias que melhorem a vida das pessoas”, explica Herszkowicz.

Para elaborar a obra, Maria Candelária entrevistou 26 empresários, que são proprietários ou executivos de empresas paulistas pioneiras do transporte de passageiros dos setores rodoviário, urbano e intermunicipal de todo o Estado de São Paulo. “Foi fascinante conhecer as histórias de vida deles, suas origens, relações familiares, dificuldades e problemas enfrentados no dia a dia”, relata.

O livro também foi produzido com base em registros de revistas especializadas, como a Setnews, uma publicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp), a Technibus, a Interbus e outras fontes. Contou também com os manuscritos das empresas nos livros de registros do Setpesp e bibliografia específica sobre transportes.

Os primeiros 750 exemplares de “A Voz dos Pioneiros” foram distribuídos gratuitamente aos convidados do lançamento,- realizado em São Paulo. O objetivo é tornar conhecida a história do transporte por todos do setor e fora dele, além de homenagear empresários que quebraram barreiras e enfrentaram uma longa jornada até hoje. Durante o evento também foi transmitido um filme que retrata a história do pioneirismo do setor. “Sem dúvida é um momento de celebração e união da categoria”, reforçou o presidente da Fetpesp.

Constituída em dezembro de 2014, a Fetpesp congrega nove sindicatos filiados do estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras de serviços públicos de transporte de passageiros.

Veja também

Por