Troféu Frotas & Fretes Verdes

Premiação do Instituto Besc de Humanidades e Economia destaca práticas e projetos inovadores no transporte de cargas e passageiros; Marcelo Fontana, da Editora OTM, venceu na categoria influenciador para mobilidade sustentável márcia pinna raspanti Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Instituto Besc de Humanidades e Economia foi criado em 2009 para promover encontros […]

Premiação do Instituto Besc de Humanidades e Economia destaca práticas e projetos inovadores no transporte de cargas e passageiros; Marcelo Fontana, da Editora OTM, venceu na categoria influenciador para mobilidade sustentável

márcia pinna raspanti

Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Instituto Besc de Humanidades e Economia foi criado em 2009 para promover encontros que contribuíssem para o desenvolvimento de uma economia voltada para a sustentabilidade e o bem social. O Troféu Frotas & Fretes Verdes destaca os profissionais e empresas que se empenharam em promover no transporte de cargas e passageiros com o reconhecimento da sociedade, desenvolvendo projetos que busquem alcançar maior competitividade nos mercados nacional e internacional, com o aumento da eficiência energética no setor.

A premiação é dividida em quatro são as categorias: influenciador para mobilidade sustentável, executivo destaque, empresa com sustentabilidade em processo ou produto, e pesquisador individual. Os concorrentes são indicados pelo conselho técnico e empresarial do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes, e os vencedores são eleitos por meio de votação pública on-line. Marcelo Fontana, diretor da Editora OTM, foi escolhido na categoria influenciador para mobilidade sustentável, com 242 votos, representando 74,92% do total dos votos computados.

A OTM é responsável pela criação e desenvolvimento de um dos mais importantes núcleos de comunicação segmentada do país, com foco em transportes. Fazem parte do portfólio da empresa as tradicionais revistas Transporte Moderno, com 54 anos de publicação, e Technibus, com 25 anos. A vivência de mais de 30 anos de trabalho neste meio, permitiu um elevado grau de reconhecimento e respeitabilidade junto às entidades representativas do transporte. Fontana também está à frente de feiras importantes para o segmento, como a Fenatran, Expobus.

A vencedora como empresa com sustentabilidade em produto ou processo é a Itaipu Binacional, que desenvolve, desde 2006, o programa Veículo Elétrico em parceria com uma empresa suíça, geradora de energia hidrelétrica na região dos Alpes. O objetivo é pesquisar soluções de mobilidade elétrica que sejam técnica e economicamente viáveis. Mais de 80 protótipos saíram do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos, de Itaipu. É a maior linha de montagem de elétricos do país. Além do transporte individual, o Projeto VE busca soluções para transporte de carga e de passageiros também, com o desenvolvimento de ônibus, caminhão e avião.

O executivo em destaque é Marcelo Martins Patrus, CEO da Patrus Transportes Urgentes e diretor da Log Commercial Properties e Participações, uma das principais empresas do setor de logística no Brasil. Patrus é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Como pesquisador individual, o escolhido é Fabrizzio Cedraz Gaspar.Diretor do Instituto Surear, formado em Ciências Sociais e mestre em Bioenergia. Planejou e coordenou a “Caravana da Integração”, “Travessia Interoceânica B100”, “Travessia Bioceânica EGNV” e o “Desafio Montenegro- Montevidéu” que, juntos, acumularam mais de 100 mil quilômetros percorridos na América do Sul, promovendo o uso de biocombustíveis e a integração logística e energética do continente.

Veja também

Por