Anfavea projeta expansão de 6,4% nas vendas de veículos pesados

A desorganização econômica do país provocada pela turbulência política levou o mercado de caminhões a uma queda de 29,4% em 2016 com a venda de 50.562 veículos, ante 71.655 unidades no ano anterior. A produção totalizou 60.604 veículos, uma baixa de 18,2% em comparação a 2015, quando foram fabricados 74.062 caminhões, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes […]

A desorganização econômica do país provocada pela turbulência política levou o mercado de caminhões a uma queda de 29,4% em 2016 com a venda de 50.562 veículos, ante 71.655 unidades no ano anterior. A produção totalizou 60.604 veículos, uma baixa de 18,2% em comparação a 2015, quando foram fabricados 74.062 caminhões, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Auto- motores (Anfavea).

As exportações de caminhões apresentaram um pequeno avanço em 2016, com o embarque de 21.470 veículos, alta de 2,3% sobre as 20.984 unidades comercializadas ao mercado externo em 2015. 

No ranking do mercado de caminhões a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com a venda de 14.962 veículos em 2016, uma queda de 21,9%, seguida pela MAN, que vendeu 13.690 unidades, retração de 29,9%. O terceiro lugar ficou com a Ford, que teve 7.757 veículos vendidos  no  país,  queda  de 40%;  o  quarto  lugar  foi  da  Volvo, com   5.614   veículos   comercializados, baixa de 32,8%, e o quinto lugar com a Scania, que comercializou 4.245 unidades, queda de 18,7%. A Iveco ocupou o sexto lugar, com 2.573 unidades, redução de 42,7%, a DAF em sétimo, com 673 caminhões vendidos, alta de 51,9%, e a Agrale ficou no oitavo lugar na lista com 197 veículos vendidos, 25,7% abaixo de 2015.

Ônibus – No mercado de ônibus as vendas totalizaram 11.162 unidades em 2016, registrando uma retração de 33,5% sobre 2015, cujo volume vendido foi de 16.792 unidades. A produção de chassis ficou 13% menor em 2016 na comparação ao ano anterior, de 21.498 unidades o volume caiu para 18.711 unidades. Com o câmbio mais favorável, as montadoras conseguiram comercializar no mercado externo 9.760 chassis de ônibus (6.169 modelos urbanos e 3.591 rodoviários), assegurando um crescimento de 33,2% sobre as 7.325 unidades embarcadas em 2015.

No ranking do mercado de ônibus a liderança foi da Mercedes-Benz que vendeu 6.069 veículos em 2016, registrando uma queda de 26,5%, seguida da MAN, cujas vendas totalizaram 1.798 unidades, baixa de 50,9%. A Agrale foi a terceira colocada, com 1.572 unidades, retração de 34,2%, e a Iveco, a quarta, com 730 veículos vendidos, recuo de 38,5%.

Previsão – Para 2017, a estimativa da Anfavea é que o segmento de veículos pesados tenha um crescimento de 6,4% nas vendas, encerrando o ano com 65,6 mil veículos emplacados. As exportações deverão crescer 10%, totalizando 34,4 mil unidades. A produção deverá alcançar 100 mil unidades (somando caminhões e ônibus), o que representará um aumento de 26,1% sobre o total de veículos pesados fabricados em 2016.

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