Blanver lança campanha sobre HIV para caminhoneiros autônomos

Iniciativa reúne orientações sobre prevenção, testagem e diagnóstico durante as jornadas nas estradas

Redação

A farmacêutica Blanver lançou uma campanha de conscientização sobre HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) direcionada a caminhoneiros autônomos. A iniciativa pretende levar informações sobre prevenção, testagem e diagnóstico aos profissionais durante as viagens pelas rodovias brasileiras.

A ação faz parte do IniciatHIVa, projeto de educação em saúde e sexualidade mantido pela empresa. A campanha considera aspectos da rotina dos caminhoneiros, como as longas jornadas, os deslocamentos frequentes e os períodos de afastamento da família.

Entre os temas abordados está a prevenção combinada, estratégia adotada pelo Ministério da Saúde que reúne diferentes métodos de proteção, definidos conforme as necessidades e circunstâncias de cada pessoa. Uma das alternativas é a profilaxia pré-exposição (PrEP), que utiliza medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção pelo HIV e deve ser adotada com acompanhamento dos serviços de saúde.

A campanha também fornece orientações sobre a realização de testes e a importância do diagnóstico precoce. Os conteúdos estão disponíveis no portal do IniciatHIVa.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou 39.216 diagnósticos de HIV em 2024. A taxa de detecção ficou em 17,4 casos por 100 mil habitantes, ante 19,9 em 2014. Apesar da redução nacional, as regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram taxas superiores às observadas dez anos antes. Os homens responderam por pouco mais de 70% dos novos diagnósticos em 2024.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]
Eventos corporativos / Marketing
Barbara Ghelen
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Representante região Sul (PR/RS/SC)
Gilberto A. Paulin
+55 (41) 3029-0563
João Batista A. Silva
[email protected]

Aviso de reprodução Este conteúdo pode ser compartilhado com responsabilidade

Este conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte com link: Agência Transporte Moderno. Respeitar a autoria e indicar a origem da informação contribui para fortalecer o bom jornalismo e a produção de conteúdo confiável.