Uma operação de transporte de açúcar entre o interior paulista e o Porto de Santos está sendo utilizada para avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso de caminhões movidos a gás natural e biometano em rotas de longa distância.
Os testes são realizados pela Green Cargo, empresa especializada em soluções sustentáveis para o transporte pesado, em parceria com a Transvale, transportadora com mais de 50 anos de atuação no mercado e frota de 130 veículos.
A operação utiliza um caminhão a gás da JAC Motors acoplado a um semirreboque basculante com capacidade para transportar até 47 toneladas de açúcar a granel por viagem. O veículo opera em rotas entre a Usina Cocal II, em Paraguaçu Paulista (SP), e o Porto de Santos, percurso de aproximadamente 580 quilômetros, além de viagens entre Porto Ferreira (SP) e Santos, em trajetos de cerca de 380 quilômetros.
Economia operacional
Segundo Eder Serraglio, gerente de frota da Transvale, os primeiros resultados apontam ganhos econômicos em comparação ao diesel. “O principal benefício foi a economia no custo por quilômetro rodado com biometano em comparação ao diesel, principalmente considerando o atual cenário mundial”, afirma.
De acordo com o executivo, a iniciativa também atende à crescente demanda dos embarcadores por operações com menor pegada de carbono. “Existe hoje uma demanda crescente por redução das emissões de CO₂ e pela busca de alternativas energéticas mais sustentáveis para a operação. Com a Green Cargo, identificamos uma oportunidade que alia metas ESG à redução de custos operacionais”, diz.
Gás ganha espaço
O uso de gás natural e biometano avança no transporte rodoviário de cargas, impulsionado pela necessidade de reduzir emissões e pela busca de alternativas ao diesel. O movimento tem atraído empresas dos segmentos de agronegócio, papel e celulose e logística florestal, setores caracterizados por operações intensivas e elevado consumo de combustível.
Segundo Leandro Gedanken, diretor de operações da Green Cargo, os testes demonstram que o gás pode ser uma alternativa economicamente viável também para operações de longa distância. “Nosso objetivo é oferecer uma solução completa para que os clientes avancem na descarbonização sem abrir mão da eficiência operacional e da competitividade logística”, afirma.
Além da Transvale, a Green Cargo realiza testes operacionais com empresas como JBS, Suzano, Veracel e Eldorado. Os veículos também vêm sendo avaliados em aplicações severas, incluindo operações off-road, trechos não pavimentados e composições com cargas superiores a 74 toneladas.
Credenciada como representante exclusiva da JAC Motors para caminhões a gás no Brasil, a Green Cargo oferece modelos de até 560 cv de potência e 2.600 Nm de torque, com autonomia que pode superar 2.000 quilômetros quando abastecidos com gás natural liquefeito (GNL).
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



