Porto Sudeste investe R$ 177 milhões em estruturas de atracação

Projeto inclui novos pontos de apoio para navios e ampliação da infraestrutura marítima

Redação

O Porto Sudeste, em Itaguaí (RJ), vai investir R$ 177 milhões na construção de novos dolfins de atracação e amarração, estruturas marítimas que funcionam como pontos de apoio para navios em operações de carga e descarga. A intervenção faz parte da expansão da infraestrutura do terminal voltada à movimentação de granéis líquidos, como petróleo e derivados.

Segundo informações do projeto, serão instalados seis dolfins de amarração, dois de atracação e uma plataforma de apoio operacional, com sistemas elétricos e de segurança. As estruturas são erguidas no mar e permitem maior estabilidade às embarcações durante operações de transbordo.

A iniciativa integra o ciclo de ampliação do terminal, que já opera na Baía de Sepetiba e tem como objetivo aumentar a capacidade operacional em meio à expansão da produção e exportação de petróleo no país. O projeto também está alinhado à licença ambiental do empreendimento, atualizada em 2023.

Durante a fase de obras, estão previstos o uso de balsas e rebocadores e a adoção de medidas de controle ambiental e de segurança da navegação, como sinalização marítima temporária.

A previsão é de que a ampliação contribua para reforçar a eficiência logística do terminal e ampliar sua capacidade de atendimento ao setor de óleo e gás.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]
Eventos corporativos / Marketing
Barbara Ghelen
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Representante região Sul (PR/RS/SC)
Gilberto A. Paulin
+55 (41) 3029-0563
João Batista A. Silva
[email protected]

Newsletter O que move o mercado, primeiro para você

Receba as principais notícias, análises e tendências do transporte moderno diretamente no seu e-mail e acompanhe atualizações em tempo real pelo nosso canal oficial.