Ford Pro lança a Transit 2026 para avançar no mercado de veículos comerciais

A linha atual ganhou diversos aprimoramentos tecnológicos para ganhar força de mercado; em 2024 a montadora vendeu mais de 3.500 unidades do modelo no país

Aline Feltrin

A Ford Pro inicia 2025 com uma nova ofensiva para fortalecer sua presença no segmento de veículos comerciais no Brasil. A montadora lança oficialmente a linha Transit 2026, apresentada em primeira mão na Fenatran – maior feira de transporte e logística da América Latina – em novembro passado. O modelo chega ao mercado com avanços tecnológicos voltados para segurança, eficiência e produtividade, com as primeiras entregas programadas para março.

Visualmente, a Transit 2026 estreia com o novo logotipo da Ford na dianteira e a assinatura do modelo na traseira. No entanto, as mudanças mais significativas estão no interior, que foi reformulado para oferecer mais modernidade e ergonomia. A van recebeu uma nova arquitetura eletrônica, painel de instrumentos de 8 polegadas e uma central multimídia de 12 polegadas (foto abaixo). Além disso, conta com um pacote ampliado de assistências ao motorista, que ajuda a reduzir os riscos de acidentes e minimiza paradas para manutenção.

(Foto: Divulgação)

Um dos destaques da nova linha é a ampliação das versões disponíveis, agora com duas opções de rodado simples. A Furgão Cargo, com Peso Bruto Total (PBT) de até 4 toneladas, e a Vidrada Longa, projetada para transporte executivo de até 18 passageiros ou uso como van escolar, com capacidade para até 29 lugares. O rodado simples proporciona melhor aproveitamento do espaço e redução dos custos operacionais, incluindo menor desgaste de pneus e tarifas de pedágio mais baixas.

De acordo com a Ford, a versão chassi tem preço inicial de R$ 282.900, enquanto o furgão parte de R$ 297.900. Já a Transit Minibus conta com configurações de 15 ou 18 lugares, além das versões vidradas, curta ou longa (PBT entre 4,1 e 4,6 toneladas), disponíveis com câmbio manual ou automático, a partir de R$ 354.900.

Mesmo sendo importada do Uruguai, a Ford afirma ter conseguido manter os preços da Transit 2026 inalterados, apesar da alta do dólar. Para isso, a empresa aposta na eficiência operacional e no controle de custos, fundamentais em um mercado de câmbio volátil como o brasileiro.

“A estratégia da companhia sempre esteve voltada à otimização de custos e eficiência logística. Parcerias estratégicas, como a colaboração com fornecedores na Turquia, garantem um processo logístico mais eficiente, reduzindo custos ocultos e aumentando a previsibilidade financeira”, diz Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford. Segundo o executivo, em vez de reagir às variações cambiais no curto prazo, a Ford adota uma visão de investimento de longo prazo. “Esse planejamento permite evitar impactos como falta de produtos ou oscilações significativas de preços.”

Ford Go alcança 500 novos contratos

Em 2024, a Ford Pro vendeu 7.200 veículos comerciais no Brasil, somando os modelos Transit e a picape Ranger. “As duas linhas representaram, cada uma, 50% do volume total”, afirma Ivan Nakano, gerente comercial Ford Brasil. Entre as versões da Transit, o furgão foi o mais vendido, seguido pela versão 17+1 e pela versão 14 lugares, enquanto a chassi cabine teve menor participação.

Segundo o executivo, a demanda no segmento tem sido impulsionada por empresas de terceirização (locadoras), que representam de 40% a 50% das vendas. Além disso, setores como agronegócio e mineração também demonstram crescente interesse nos veículos comerciais da Ford. “Há um movimento em que as empresas querem reduzir ativos, tornando a terceirização cada vez mais relevante. Grandes locadoras e também empresas menores estão entrando nesse mercado para suprir essa necessidade”, explica.

Uma das soluções da montadora para esse nicho é o programa Ford Go, que oferece planos de assinatura com manutenção inclusa. “O Ford Go superou as expectativas. Chegamos a 500 novos contratos, mas nossa projeção era menor do que isso. É um produto ideal para pequenas e médias empresas no Brasil, que somam cerca de 5 mil no setor de terceirização. A Transit é o carro-chefe nesse modelo de locação”, destaca Nakano.

Câmbio automático e versão elétrica

A Ford Pro tem apostado na versatilidade como um de seus diferenciais competitivos. A linha Transit pode ser adaptada para diferentes usos, como ambulâncias, baús frigoríficos e versões executivas com até 18 lugares. Além disso, a empresa mantém parceria com o Bradesco para oferecer soluções de financiamento.

No campo da tecnologia, a Ford Pro está ampliando sua oferta de modelos com câmbio automático e os elétricos. Atualmente, 40% dos modelos Transit contam com transmissão automática e 60% com a opção manual. “Há 20 anos, nem os automóveis tinham câmbio automático de forma ampla. Hoje, esse recurso está se consolidando também nos veículos comerciais, oferecendo maior economia e reduzindo custos de manutenção, já que elimina problemas como desgaste de embreagem”, explica Nakano.

No segmento de vans elétricas, a empresa entregou 465 unidades na América do Sul em 2024, sendo 358 no Brasil. A maior parte das vendas foi realizada via locadoras, com um único cliente, o Mercado Livre, adquirindo 300 unidades. “O interesse por veículos elétricos está crescendo e temos grande capacidade de produção na Turquia para atender a essa demanda. Estamos preparados para expandir nossa atuação nesse segmento”, conclui o executivo.

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