Um estudo recente do Ministério dos Transportes do Brasil revelou que a infraestrutura nacional de rodovias e ferrovias enfrenta um desafio urgente frente às mudanças climáticas, demandando a implementação de 179 medidas de adaptação. Sem essas ações, as operações logísticas estão cada vez mais expostas a riscos, acarretando em custos crescentes de manutenção e reconstrução de ativos danificados.
Os impactos das mudanças climáticas já foram ilustrados na recente tragédia no Rio Grande do Sul, onde enchentes causaram danos significativos à infraestrutura, incluindo a queda de pontes e o fechamento de estradas e aeroportos.
O estudo identificou a necessidade de 121 medidas estruturais e 58 não estruturais até 2065, visando proteger os cerca de 79.634 quilômetros de rodovias pavimentadas e os mais de 30 mil quilômetros de malha ferroviária do país. Pontos críticos incluem trechos suscetíveis a queimadas, alagamentos, e deslizamentos de terra, particularmente nas regiões do Pará, Maranhão, e em áreas costeiras do Nordeste.