Redação
A Iveco anunciou oficialmente a sua entrada na briga pelo mercado de caminhões a gás no Brasil, com o anúncio da venda de 28 unidades do modelo S-Way NG para o Grupo Cetric. Apresentado ao mercado na Fenatran de 2022, o caminhão, movido a gás natural e biometano, é equipado com motor FPT Cursor 13, de 460cv, e tem capacidade total de 960 litros.
O Grupo Cetric adquiriu as unidades do modelo a gás para rodarem em serviço completo de coleta, recepção, tratamento e transporte de resíduos. Os caminhões serão entregues ao longo do ano. De acordo com a empresa, 70% da sua frota de 250 caminhões é composta por modelos Iveco, desde leves até pesados.
O presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, afirmou em nota que o gás natural e biometano é a melhor opção de combustível de transição para energias mais limpas. Dentro da estratégia da Iveco para a descarbonização no Brasil, a marca posicionará seus dois modelos a gás, S-Way NG e o Tector NG, para empresas que operam em rotas mistas e rodoviárias.
Segundo informações da empresa, por enquanto o Tector NG é fabricado na unidade argentina da montadora. Contudo, a Iveco tem planos de trazer o caminhão para o Brasil. Para operações urbanas, a principal aposta da Iveco é a eDaily elétrica
Rota azul
Outra iniciativa da Iveco em combustíveis menos poluentes será o teste com o motor FPT F1C Bi-Fuel, que utiliza etanol ou biometano, separadamente, além de hidrogênio verde (H2).
A parceria entre a IVECO e o Grupo Cetric contempla também o Projeto Rota Azul. A iniciativa inovadora tem como objetivo a instalação de postos de abastecimento de biometano ao longo da Rodovia BR-282/470, em Santa Catarina, criando a infraestrutura necessária para impulsionar a utilização do biometano como combustível sustentável.
Concorrência
Além da Iveco, a Scania oferece caminhões a gás para o mercado brasileiro. A marca sueca iniciou a jornada em 2019. Em entrevista exclusiva à revista Transporte Moderno, o diretor de vendas e soluções de transportes da Scania Brasil, Alex Nucci, disse que a Scania tem uma frota de mil caminhões a gás em operação no país. A reportagem completa sobre os cinco anos da jornada da Scania com caminhões a gás estará disponível na edição n°520 da revista digital que, em breve, estará no ar.
LEIA MAIS
Iveco fornecerá mais de mil caminhões movidos a gás para a Amazon na Europa