A Embraer divulgou os resultados financeiros e operacionais do terceiro trimestre do ano. A receita liquida consolidada de R$ 4.872,1 milhões (US$ 929 milhões), no período, o que representou redução de 3% na comparação com o ano anterior, principalmente devido à menor receita na unidade de defesa e segurança, que foi parcialmente compensada por maiores receitas na aviação comercial, aviação executiva e serviços e suporte.
Foi registrado um aumento na receita de 5% de R$ 1.331 milhões no ano. A margem bruta consolidada reportada no trimestre foi de 5,4%, abaixo dos 6,5% reportados no mesmo período de 2021, refletindo um mix menos favorável. Nos nove meses de 2022, a margem bruta reportada foi de 9,9% versus 3,3% reportada no mesmo período de 2021. A aviação executiva apresentou receita de R$ 1.419,4 milhões no trimestre, o que representa um aumento de 6% ano a ano.
No trimestre, a Embraer apresentou prejuízo líquido atribuído aos acionistas e prejuízo por ação de R$ 160,4 milhões e R$ 0,22, respectivamente, comparados a R$ 234,2 milhões em prejuízo líquido atribuído aos acionistas e R$ 0,32 em prejuízo por ação ajustado no mesmo período de 2021.
A Embraer encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 6,9 bilhões, comparada a R$ 9,8 bilhões no ano anterior. De acordo com a companhia, a redução do endividamento líquido é resultado da geração de caixa nos últimos quatro trimestres e da estratégia de gestão de passivos da empresa para reduzir a dívida bruta e as despesas com juros. Uma linha de crédito rotativo de até US$ 650 milhões com 14 instituições financeiras foi assinada para aumentar a liquidez e melhorar nossa estrutura de capital, seguindo a estratégia de gestão de passivos da empresa, reduzindo a dívida bruta e despesas com juros.
No terceiro trimestre, a Embraer entregou dez jatos comerciais e 23 jatos executivos (15 jatos leves e oito jatos médios ou super médios), totalizando 27 jatos comerciais e 52 jatos executivos (33 jatos leves e 19 jatos médios/super médios) no acumulado do ano. Embora as entregas tenham sido concentradas para o último trimestre do ano devido aos desafios da cadeia de suprimentos em 2022, elas estão dentro da média histórica do trimestre, segundo a companhia.