Futuro da Malha Sul entra na pauta e ANTT prepara nova concessão ferroviária

Agência apresenta ações para garantir a continuidade do serviço ferroviário e reforça diálogo com setor produtivo e governos da região Sul

Redação

O futuro da Malha Sul ferroviária entrou no centro do debate público em Porto Alegre em um momento decisivo para o transporte de cargas e para a recuperação da infraestrutura afetada pelos eventos climáticos de 2024. A Agência Nacional de Transportes Terrestres – Antt apresentou ações em andamento, prestou contas à sociedade e detalhou os caminhos em construção para a próxima etapa da concessão ferroviária na região.

A Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER) da Antt participou do evento “Modal Ferroviário – Concessão Malha Sul”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), reunindo representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos três estados do Sul, do setor produtivo, do Ministério Público e da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário.

Leia mais

MP da renovação de frota precisa chegar ao autônomo, diz líder dos caminhoneiros
Atuação da ANTAQ evita cobrança indevida de R$ 23 milhões em sobre-estadia de contêineres
Investimentos em hidrovias superam R$ 529 milhões em 2025 e reforçam papel do transporte aquaviário

Durante o encontro, Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário da Antt, apresentou as principais medidas adotadas pela Agência, com destaque para o trabalho contínuo de fiscalização e atuação da coordenação regional. O foco é assegurar a continuidade do serviço, o cumprimento dos contratos e a segurança das operações, especialmente em um cenário ainda marcado pelos impactos das chuvas extremas.

A Antt também reforçou sua participação técnica na formulação do novo modelo de concessão da Malha Sul, com o objetivo de estruturar contratos mais modernos, resilientes e alinhados às necessidades dos usuários, das comunidades e do setor produtivo, fortalecendo a previsibilidade e a segurança jurídica.

A presença da Agência no debate reflete a diretriz de gestão do Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da Antt, baseada em diálogo, transparência e foco nas pessoas. Segundo a Agência, as decisões regulatórias precisam considerar seus impactos diretos sobre o desenvolvimento regional, a competitividade logística e a geração de empregos.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também