A Volkswagen Caminhões e Ônibus prevê um ano de 2026 semelhante a 2025, com a taxa de juros elevada ainda interferindo nos novos negócios de caminhões, segundo avaliação de Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Mesmo que comece a registrar pequena queda, os efeitos não são imediatos e, no segmento de extrapesados, as dificuldades também estão relacionadas ao preço baixo das commodities, que dificulta os empresários a tomar decisões sobre novos investimentos”, disse Cortes durante evento de confraternização com a imprensa especializada.
Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vislumbra o ano de 2026 de maneira positiva, mesmo com as oscilações que terá o mercado brasileiro por causa das eleições. “Tudo indica que o primeiro semestre será mais aquecido com arrefecimento dos negócios no segundo semestre, o que é comum em ano eleitoral”, afirmou.
Ele destacou que a Volkswagen está preparada para enfrentar novos desafios em 2026 e acredita em uma branda recuperação do mercado de extrapesado. “Este mercado caiu bastante, impactando muito o nosso negócio e de toda a indústria, mas a perspectiva para o próximo ano é de um viés positivo, com nova safra recorde e com as tarifas impostas pelos Estados Unidos equalizadas.”
Além da necessidade de renovação da frota, Alouche atribui as boas expectativas para o segmento de extrapesados, com o início de recuperação no próximo ano, devido ao bom momento das exportações do Brasil. “Estamos acreditando nisso e vamos encerrar este ano em uma posição bastante fortalecida para encarar os próximos desafios, com a Traton Financial Services ao nosso lado viabilizando o financiamento dos nossos produtos cada vez mais.”
Cortes comentou que a Volkswagen Caminhões e Ônibus terá muitas novidades em 2026, ano que comemora 45 anos de Volkswagen Caminhões e Ônibus, que se tornou uma marca global, e 30 anos da fábrica de Resende (RJ), o segundo maior polo automotivo do Brasil, com 1,25 milhão de veículos produzidos. Esse número foi alcançado como novo e-Volksbus, que já tem 100 unidades vendidas para a cidade de São Paulo.
Desafios e incertezas em 2025
Cortes destacou que em 2025 a Volkswagen Caminhões e Ônibus enfrentou um cenário econômico desafiador, com a taxa Selic em 15% e incertezas causadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. “Mas tenho a expectativa de encerrar o ano corrente de forma positiva tanto no mercado doméstico quanto na exportação.”
Ele lembrou que a Volkswagen teve oportunidades no mercado de caminhões e conseguiu mais de 10% de crescimento no segmento de leves, médios e pesados em relação a 2024. “Aproveitamos a demanda e confirmamos o sucesso da família Delivery com quase 50% de participação de mercado, tendo o modelo 11.180 na dianteira de toda a indústria como o favorito do transportador brasileiro. Também conseguimos elevar a posição dos modelos Constellation para mais de 35% de participação de mercado.”
O presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus destacou também que, no segmento de extrapesados, embora em queda de mercado, a empresa conseguiu fortalecer a sua atuação em clientes que nunca haviam experimentado os seus produtos. “Aumentamos a participação e colocamos o nosso gigante em outro patamar no mercado.”
Nas exportações, o destaque da Volkswagen Caminhões e Ônibus se concentrou na Argentina com crescimento de quase 50% em produção e vendas em relação a 2024. “Lançamos o primeiro caminhão VW com motor de 13 litros exclusivo para o exterior, tendo as primeiras vendas realizadas no México”, disse Cortes.
A participação da Traton Financial Services – divisão financeira – nos negócios da companhia também foi citada por Cortes. “A Traton tornou um importante reforço na luta diária de vendas e resultados e tem duplicado as consultas de clientes por financiamento.”
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



