Transporte Moderno – Qual é a expectativa da Mercedes-Benz para o mercado de caminhões em 2026?
Jefferson Ferrarez – Estamos estimando um mercado 5% a 7% maior do que em 2025 por causa de alguns fatores: o PIB, mesmo menor que este ano, será positivo e há expectativas de boas safras e de redução da taxa de juros no segundo semestre. Temos também perspectiva de investimentos em infraestrutura por parte do governo, que movimentará muitos setores da economia, impactando positivamente o mercado de caminhões. Tem ainda a lei do frete mínimo que começa a ser implementada, trazendo estabilidade para os transportadores; a taxa baixa de desemprego, que dará continuidade ao consumo básico demandando transporte de carga, e a Fenatran, que movimenta muito o mercado de caminhões.
Transporte Moderno – O próximo ano será melhor?
Jefferson Ferrarez – Não será um ano fácil. O mercado vai ser extremamente desafiador, com taxa de juros elevada, desconfiança, a situação da macroeconomia, tarifaços e briga política. Mas tem alguns fatores positivos que precisamos olhar para evitar o ciclo de negativismo.
Transporte Moderno – Em 2025, como fechará o mercado de caminhões?
Jefferson Ferrarez – O mercado de caminhões vai encerrar 2025 com resultado 8% menor do que no ano passado, apesar de o segmento de pesados estar mostrando queda de 23% a 24%. O mercado todo vai cair menos porque outros setores estão melhores. O segmento de médios cresceu 9%, semipesados 5% e off-road avançou 5% em relação ao ano passado.
Transporte Moderno – Este ano foi ruim para o mercado de caminhões?
Jefferson Ferrarez – O resultado está abaixo de 2024, mas mesmo assim está sendo um ano bom, o que é impressionante. Com essa taxa de juros de 15% ao ano, a estimativa era de que o mercado de caminhões oscilasse entre 70 mil a 80 mil unidades e estamos indo para mais de 100 mil unidades vendidas. Isso nos dá confiança para olhar o futuro.
Transporte Moderno – Por que, mesmo com taxa de juros elevada, o mercado de caminhões ainda está bem?
Jefferson Ferrarez – Porque o mercado de caminhões é muito forte e o resultado deste ano mostra a necessidade estrutural que o Brasil tem de transportar os produtos na cidade e no campo. Por isso, acreditamos que o que temos pela frente é mais oportunidade do que desafio.
Transporte Moderno – Até quando é possível suportar as altas taxas de juros?
Jefferson Ferrarez – A taxa de juros no patamar de 15% não dá para suportar por muito tempo porque, para o cliente, representa em torno de 20% a 23% de custo de dinheiro efetivo. É muito difícil ter uma operação que rentabiliza 20%. Por isso, temos expectativa de melhora para o ano que vem com a estimativa de redução da taxa de juros para 12%, que, apesar de ainda elevada, é menor que hoje e com tendência de queda.
Transporte Moderno – A Anfavea revelou em coletiva que as montadoras de caminhões estão começando a reduzir a produção e utlizando o lay-off. O que fez a Mercedes-Benz?
Jefferson Ferrarez – A Mercedes-Benz reduziu a produção e aguarda a reação do mercado para evitar outras medidas, como o lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho). Estamos usando todas as ferramentas possíveis para evitar a demissão de funcionários treinados, porque esse é um caminho em que todos saem perdendo.
Transporte Moderno – Mesmo com os desafios, a Mercedes-Benz fechou até outubro com o crescimento?
Jefferson Ferrarez – Sim. A empresa seguiu em direção contrária à do mercado e registrou em outubro aumento de 11% nas suas vendas, com crescimento em todos os segmentos: médio, semipesado, pesado e off-road.
Transporte Moderno – O que ajudou a Mercedes a se sobressair no mercado?
Jefferson Ferrarez – O que contribuiu para o bom desempenho da Mercedes-Benz neste ano foi a complementação do portfólio de produtos mais ajustado às necessidades do cliente, o lançamento do novo Axor no segundo semestre e a estratégia comercial. A empresa conseguiu atuar em diversos setores de forma bem direcionada e foi bem-sucedida, seja no cliente de varejo, nos médios e grandes frotistas, e conseguiu também fazer acordos comerciais que deram bons resultados. Também foi possível mostrar o desempenho dos caminhões Euro 6 de forma mais consistente.
Transporte Moderno – Qual modelo foi destaque de vendas?
Jefferson Ferrarez – Os caminhões da marca que se destacaram no mercado foram o semipesado Atego, o médio Accelo e o extrapesado Actros com a nova motorização Euro 6. Posso dizer com clareza que 2025 tem sido um ótimo ano para a Mercedes-Benz.
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