Transporte Moderno – É possível fazer um balanço do comportamento do frete em 2025? Ele valorizou ou desvalorizou?
Vinícios Fernandes – 2025 foi um dos anos mais estáveis dos últimos tempos. As variações dos últimos três meses não chegaram a 1%. O frete “andou de lado”, mas isso não significa que a história seja simples. O principal componente do frete, o diesel, ficou muito estável ao longo do ano. Houve apenas um aumento no início de 2025 por conta de ajustes de alíquotas e impostos. Depois disso, nenhuma oscilação relevante — muito diferente de períodos como pandemia ou guerra Rússia-Ucrânia, quando o diesel disparou.
Transporte Moderno – Essa estabilidade do diesel é positiva?
Vinícios Fernandes – Sem dúvida. Para o transportador, estabilidade significa previsibilidade. Mas, ao mesmo tempo, entramos em 2025 com uma taxa de juros muito alta, o que apertou bastante a margem do transportador. Muitos ainda não conseguem incorporar corretamente esses custos financeiros quando o embarcador amplia prazos de pagamento. Quando se trabalha com Selic a 15%, cada 15 ou 30 dias de prazo impactam diretamente o negócio.
Transporte Moderno – E a demanda por transporte? Caiu em 2025?
Vinícios Fernandes – Em alguns segmentos, sim. A indústria — excluindo o agro — retraiu. Menor produção significa menor demanda de transporte e, por consequência, preço do frete um pouco mais baixo. O agro teve safras excelentes, mas o escoamento caiu porque os preços das commodities ficaram mais baixos. Muitos produtores preferiram armazenar. Os silos evoluíram muito, mas já estão no limite. Quando o preço das commodities melhorar globalmente, devemos ver um escoamento forte e possível aumento no preço do frete.
Transporte Moderno – Quais indústrias mais puxaram o frete para baixo?
Vinícios Fernandes – Indústrias de alimentos, construção civil (cimento, ferro, madeira) e até parte do e-commerce. Produtos acabados sofreram com queda no poder de compra e com a taxa de juros elevada. Isso tudo desacelera o transporte.
Transporte Moderno – O frete vai fechar 2025 em estabilidade?
Vinícios Fernandes – Sim. Em outubro, o frete médio estava em torno de R$ 7,40. As variações de novembro e dezembro devem ficar em torno de 1% para cima ou para baixo. No comparativo com 2024, ele valorizou um pouco, principalmente pela mudança das alíquotas do diesel no início do ano.
Transporte Moderno – O que significa um frete mais valorizado para transportadores e sociedade?
Vinícios Fernandes – Primeiro, precisamos valorizar o trabalho do transporte. Caminhoneiros autônomos e pequenos transportadores carregam o Brasil nas costas. Mas um frete mais caro impacta diretamente o consumidor final. Dependendo da indústria, o transporte representa de 5% a 25% do custo de um produto. Na média, no Brasil, essa participação é de 11% a 12%. Ou seja, qualquer movimento no frete influencia preços ao consumidor. Por isso, é preciso buscar equilíbrio.
Transporte Moderno – E a tabela de frete mínimo? Ela é seguida? O transportador conhece?
Vinícios Fernandes – A tabela existe desde 2018, pós-greve dos caminhoneiros. Ela teve tempo para amadurecer, mas muitos ainda não seguiam porque não havia fiscalização efetiva. Este ano, porém, a fiscalização se intensificou. A Agência Nacional de Transportes Terrestres passou a cruzar dados eletrônicos, especialmente os do MDF-e, tornando o processo mais automático e com maior escala. Isso torna a competição mais justa entre quem segue e quem não segue a lei.
Transporte Moderno – Por que ela não era seguida antes?
Vinícios Fernandes – Uma questão cultural: “será que vai pegar?”. Além disso, faltava estrutura para fiscalizar. Agora, com processos digitais e integração de dados, a agência finalmente consegue aplicar a lei de forma consistente.
Transporte Moderno – Há chance de a tabela melhorar?
Vinícios Fernandes – Já está acontecendo. A ANTT abriu consulta pública para receber sugestões de melhorias. Esse é o caminho: publicar, fiscalizar e evoluir. Quando o mercado passa a olhar para a tabela com mais atenção, naturalmente surgem mais contribuições para torná-la melhor e mais justa.
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