Sem medo de investir, Buzin Transportes faz compra gigante de 200 caminhões na TranspoSul

Com estratégia ousada, transportadora gaúcha aposta em expansão da frota, diversificação de cargas e otimização de operações para se antecipar à recuperação do mercado

Aline Feltrin, De Porto Alegre (RS)

Mesmo em um momento de juros altos e mercado em baixa, a transportadora Buzin Transportes, de Porto Alegre, anunciou a aquisição de 200 caminhões durante a TranspoSul 2025, maior feira de transporte do Sul do país. A compra foi financiada e faz parte de uma estratégia agressiva de expansão e diversificação da empresa.

O proprietário Leonardo Buzin disse à reportagem do portal Transporte Moderno que o pedido inclui 100 caminhões Scania G370 e 100 DAF, com os DAFs divididos em 30 unidades do modelo XF480 foram faturados e 70 CF4 30 estão em negociação e liberação de crédito. “Este pedido é uma continuação de aquisições que já fizemos neste ano: 50 unidades da Iveco, 120 DAFs e 20 Mercedes-Benz. Com isso, seguimos preparados para o crescimento do mercado quando ele retomar força”, afirma.

(Divulgação: Buzin)

Buzin explica que o investimento em plena fase de juros elevados segue uma filosofia de atuar contra o fluxo do mercado. “Quando todos desacreditam, é hora de investir. Quando o mercado aquecer, queremos estar à frente, prontos para aproveitar a retomada de carga. São nesses momentos que surgem as melhores oportunidades”, afirma.

A estratégia de compra também prioriza equipamentos versáteis, capazes de atender diferentes setores e operações. “Nosso objetivo é que cada caminhão possa ser usado em alimentos, bebidas, agronegócio, automotivo, e-commerce, varejo, siderurgia, petróleo e gás, construção civil, entre outros. Assim, não ficamos reféns de um setor só”, explica.

Diversificar para crescer

Além de ampliar a frota, a Buzin Transportes investe em produtividade e eficiência operacional. “Trabalhamos com otimização de tempo, treinamento de motoristas e agilidade na carga e descarga. Hoje, temos menos de 1% da frota parada entre manutenção e sinistros. O segredo do transporte é não perder tempo e extrair o máximo de cada veículo”, detalha Buzin.

A diversificação de clientes e setores é um ponto central na estratégia da empresa. “Estamos presentes em todos os grandes embarcadores do país e em uma variedade de segmentos, desde alimentos e bebidas até indústria cimenteira e transporte de contêineres. Quando um setor baixa, podemos realocar a frota para outros clientes”, afirma.

Segundo Buzin, a transportadora não enfrenta escassez de motoristas. “Temos fila de espera para trabalhar conosco. Além de uma boa remuneração, oferecemos suporte 24 horas na estrada e reconhecimento do trabalho. Isso nos garante disponibilidade de motoristas para atender toda a frota”, diz Buzin.

Em termos de sustentabilidade, a empresa aposta em um projeto piloto de caminhões a biodiesel, com previsão inicial de 30 veículos, podendo chegar a mais de 50. Para viabilizar a operação, estão sendo montados postos de abastecimento em Porto Alegre, Paraná e São Paulo, garantindo rotas estratégicas para transporte com praticamente zero emissão de carbono.

Com essa estratégia de expansão, diversificação e eficiência, a Buzin Transportes projeta um crescimento de cerca de 65%no faturamento neste ano. A aposta é em aumento de produtividade e preparação para um mercado que, segundo a empresário, deve se aquecer em breve. “Nos momentos de crise, nosso objetivo é manter o pé no fundo, investir e estar à frente do mercado”, conclui Leonardo Buzin.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também