Petrobras contrata Engeman para retomar operação das fábricas de fertilizantes

Contrato de operação e manutenção deve gerar 800 empregos e marca retorno da estatal ao setor de fertilizantes no Nordeste

Redação

A Petrobras concluiu a licitação para a contratação de serviços de operação e manutenção (O&M) das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe (FAFEN-BA e FAFEN-SE). A estatal assinou, na sexta-feira (12/09), contrato com a empresa Engeman, que será responsável pela retomada das atividades das unidades localizadas em Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), com retorno das operações previsto até o final deste ano.

O contrato, com duração de até cinco anos, também inclui a operação dos Terminais Marítimos de Amônia e Ureia do Porto de Aratu, em Candeias (BA). A previsão é que a Petrobras reassuma a posse das fábricas no próximo mês, quando a Unigel, antiga arrendatária, concluirá a desmobilização de suas equipes e demais processos de encerramento.

A expectativa é que o acordo gere cerca de 800 empregos diretos e indiretos, com priorização da mão de obra local, reforçando o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional.

Na FAFEN-BA, serão produzidos amônia, ureia perolada e ARLA-32, enquanto a FAFEN-SE terá produção de amônia, ureia perolada e ureia granulada. Segundo a estatal, a retomada das operações marca um novo ciclo de investimentos no setor de fertilizantes na região Nordeste, estratégico para a produção nacional de insumos agrícolas.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Não perca entrevistas, análises e conteúdos exclusivos!

Veja também