Pedidos de caminhões Classe 8 caem pelo oitavo mês consecutivo na América do Norte

, os pedidos líquidos preliminares de caminhões Classe 8 em agosto somaram 13.200 unidades, uma redução de 19% na comparação anual

Redação

Os pedidos de caminhões Classe 8 na América do Norte registraram queda pelo oitavo mês consecutivo em agosto, refletindo um cenário de demanda enfraquecida no setor de transporte de carga e de veículos vocacionais. A tendência deve se manter nos próximos meses, segundo analistas e executivos da indústria.

De acordo com a ACT Research, os pedidos líquidos preliminares de caminhões Classe 8 em agosto somaram 13.200 unidades, uma redução de 19% na comparação anual. Já a FTR Transportation Intelligence apontou uma alta de 4% em relação a julho, com 13.000 unidades, mas queda de 14% em relação a agosto de 2024. O número ainda está abaixo da média histórica de 10 anos para o mês, estimada em 23.135 unidades.

Executivos da Mack Trucks destacam que os clientes estão adotando uma postura cautelosa. “Os pedidos preliminares de agosto refletem a posição conservadora de investimento em frotas que observamos ao longo deste ciclo de mercado”, afirmou Jonathan Randall, presidente da Mack Trucks América do Norte. Segundo ele, setores de frete e veículos vocacionais estão com demanda reduzida, e as frotas priorizam otimização em vez de expansão.

A ACT Research observa que a pressão sobre margens das frotas permanece elevada, com tarifas de contratos praticamente estagnadas e custos operacionais crescentes. Além disso, a demanda por veículos vocacionais foi impactada por incertezas regulatórias, tarifas e juros altos, embora áreas como data centers continuem apresentando atividade forte, segundo Tim Denoyer, vice-presidente e analista sênior da ACT.

Apesar do cenário cauteloso, a Mack Trucks iniciou no início de agosto o bloqueio de slots (espaço) de produção do novo modelo Anthem. Ainda assim, clientes potenciais seguem adotando uma postura de espera para avaliar o mercado.

Com os quadros de pedidos para o próximo ano normalmente abertos em setembro, especialistas indicam que há uma tendência crescente de atraso no lançamento das ordens, reflexo do ambiente incerto e da demanda enfraquecida. O setor, portanto, deve continuar enfrentando desafios antes de qualquer recuperação significativa, possivelmente somente no quarto trimestre de 2026, segundo Randall.

Com informações do site Truck News.

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