Antaq aprova edital de concessão de R$ 1,2 bilhão para canal de acesso aos portos do Paraná

A mudança permitirá a atracação de navios de maior porte, ampliando a produtividade e a competitividade do Porto de Paranaguá no cenário internacional

Redação

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou a publicação do edital de concessão do canal de acesso aquaviário aos portos de Paranaguá e Antonina (PR). Trata-se do primeiro projeto do tipo no país, o que “representa um marco para o setor portuário”, destacou o diretor e relator do processo, Wilson Lima Filho. O edital será divulgado em breve no site da agência.

O projeto prevê investimentos estimados em R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, com possibilidade de prorrogação do contrato por até 70 anos. Entre as melhorias, está o aumento do calado para 15,5 metros a partir do quinto ano da concessão — atualmente, o acesso possui 13,3 metros. A mudança permitirá a atracação de navios de maior porte, ampliando a produtividade e a competitividade do Porto de Paranaguá no cenário internacional.

Também estão previstas obras de alargamento e ampliação do canal, da bacia de evolução e do fundeadouro, além de serviços permanentes de dragagem, derrocagem, sinalização náutica e monitoramentos ambientais. Segundo a ANTAQ, essas intervenções devem garantir maior segurança operacional e eficiência logística.

No primeiro semestre de 2025, o Porto de Paranaguá foi a segunda instalação portuária pública em movimentação de cargas no Brasil, com 30,9 milhões de toneladas, alta de 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é que os investimentos estruturais impulsionem a movimentação no terminal, que é referência nas exportações de commodities agrícolas.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também