JAC Motors planeja operação própria de caminhões no Brasil

Montadora chinesa participa do Congresso Fenabrave para buscar rede de concessionárias e aposta em segmento a diesel

Redação

A JAC Motors, maior exportadora de caminhões leves da China e com presença industrial em 27 países, está em fase final de avaliação para ingressar no mercado brasileiro de caminhões. A diferença em relação à atuação atual da marca no país é que, desta vez, a operação será comandada diretamente pela matriz chinesa, e não por um parceiro local.

A estratégia começa a ganhar corpo nesta terça-feira (26), com a participação da montadora no 33º Congresso Fenabrave, em São Paulo. O objetivo é contatar grupos empresariais interessados em integrar a futura rede de concessionárias da marca, preparando terreno para o início das vendas.

O plano prevê a instalação de uma subsidiária da JAC no Brasil dedicada exclusivamente a caminhões a diesel, com linha de produtos que vai de 9 a 25 toneladas de PBT, cobrindo segmentos leves, médios e pesados. “É um movimento estratégico da matriz para atuar diretamente em um mercado que deverá superar as 100 mil unidades em 2025”, afirma uma fonte próxima à companhia.

Desde 2011, a JAC está presente no Brasil por meio do Grupo SHC, que continuará responsável pela importação e comercialização de automóveis de passeio e veículos elétricos da marca. A operação atual detém cerca de 50% das vendas de vans e caminhões elétricos no país.

Foco no diesel

A entrada da fábrica chinesa no comando da divisão de caminhões marca uma ruptura com o modelo adotado até agora. A nova subsidiária terá operação independente do Grupo SHC e será voltada exclusivamente para veículos a combustão, em um movimento que sinaliza o interesse da JAC em disputar espaço diretamente com gigantes como Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Volvo e Scania.

Aline Feltrin (Divulgação: JAC Motors)

Com a decisão, a JAC passa a adotar no Brasil o mesmo modelo de atuação que pratica em outros grandes mercados, em que a matriz assume diretamente a responsabilidade por vendas, pós-venda e construção da rede de distribuição.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também