A concessionária BTech – Casa Brasdiesel – de Ijuí, no Rio Grande do Sul, foi a vencedora nacional do Scania Top Team 2025/2026, torneio global para colaboradores da área de serviços da rede de concessionárias da marca. O segundo colocado foi da PG Tech – Casa Cotrasa, de Ponta Grossa (PR) e o terceiro da SJP 1 – Casa Cotrasa, de São José dos Pinhais (PR).
A Btech vai disputar a final regional no dia 8 de novembro, na Argentina, enfrentando as equipes campeãs de outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e o vencedor do confronto entre Uruguai e Paraguai, que ainda definem a última vaga. Entre os oito países participantes, os dois melhores times se classificarão para a quinta e última fase, a final mundial, que reunirá 12 nações e será realizada na Suécia, em maio de 2026.
“A nossa competição tem como pontos essenciais reconhecer e valorizar os nossos técnicos, as pessoas que fazem a diferença no segmento da nossa organização, e a forma de trabalhar que faz parte da filosofia e da cultura da organização, o Scania Way”, disse Maria Luiza Delavy, diretora da área de pessoas e cultura da Scania operações comerciais Brasil, durante coletiva de imprensa online.
Os 10 times finalistas, de um total de 154 equipes inscritas, passaram por quatro estações práticas e uma teórica, com desafios de ônibus, caminhões, motores e manutenção preventiva, com 20 minutos para as equipes cumprirem os desafios.
A primeira estação tinha prova teórica com 50 questões técnicas e de segurança. Na segunda estação, o desafio era de caixa de mudança de transmissão, na terceira era do motor Super, na estação quatro o desafio foi do sistema elétrico e foi utilizado um ônibus encarroçado e na estação cinco era de manutenção preventiva.
A diretora mencionou que o mercado de trabalho está bastante desafiador, com uma competitividade muito grande por mão de obra capacitada em todo o território nacional. “Estamos num momento difícil no setor automotivo em relação à contratação de técnicos para as concessionárias e as montadoras e falta de caminhoneiros no Brasil e no mundo porque temos vivido uma série de mudanças no perfil dos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Eles buscam outras atividades porque temos uma oferta de profissões maior do que no passado.”
Delavy destacou a concorrência com atividades digitalizadas, automatizadas, inteligência artificial, o home office que se instalou no pós-pandemia, tendo os jovens mais opções para buscar a sua carreira profissional, do que tínhamos há 10 anos. “Isso traz um desafio grande, além da alta competência e experiência que o nosso profissional demanda, pois para formar um mecânico leva-se cinco anos até ele se especializar no nosso produto.”
Fernando Valiate, diretor de serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, comentou que, ao se investir em um programa como o Top Team e trabalhar toda a parte de capacitação dos colaboradores, melhora-se o processo e o atendimento ao cliente. “Um dos grandes desafios que enfrentamos hoje em nosso negócio é manter esse time do Brasil — com mais de 5 mil técnicos — atualizado e capacitado na mesma velocidade em que o produto está sendo desenvolvido, pois os veículos estão cada vez mais tecnológicos e passando por mudanças rápidas”, disse Valiate.
Ferramenta de capacitação
O Top Team é uma ferramenta de capacitação profissional em forma de competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica para o desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe.
Esse programa nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos: Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia. Em 2003, a competição contou com representantes de 17 nações europeias. Em 2005, o número de países subiu para 21. O ano de 2011 registrou 44 representantes e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final mundial com a equipe da Codema (Guarulhos – SP). Em 2012/2013, a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais – PR.
Nas últimas edições (2014/2015) e (2017/2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel (RS). Em 2021, em função da pandemia, não foi realizado o torneio presencial. Foi criado o global Top Team Challenge, que recebeu virtualmente ideias para melhorias nos serviços da rede Scania.
O Brasil teve 164 equipes e 256 projetos apresentados (52% das sugestões de todo o mundo). A Casa Scania Movesa Vitória da Conquista (BA) levou não só o primeiro lugar no pódio nacional como também conquistou a segunda colocação no ranking global. Na edição 2022/2023, quem levou a melhor foi a gaúcha Btech, de Ijuí, da Casa Scania Brasdiesel, que se tornou a tricampeã da final nacional e, posteriormente, a terceira melhor do mundo.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.