Norcoast quer dobrar movimentação de contêineres em 2025 e fortalecer presença na cabotagem nacional

Com apenas um ano de operação, empresa criada pela joint venture entre NorSul e Hapag-Lloyd já movimentou 70 mil TEUs e conquistou 400 clientes; estratégia agora é consolidar serviços e ampliar base de embarcadores

Aline Feltrin

A Norcoast, empresa de navegação costeira formada a partir da joint venture entre a brasileira NorSul e a alemã Hapag-Lloyd, traça metas ambiciosas para o segundo ano de operação. Após movimentar cerca de 70 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2024, a companhia pretende dobrar esse volume em 2025, alcançando a marca de 140 mil TEUs.

“Temos um plano de crescimento agressivo, mas estamos confiantes no bom desempenho da empresa. O mercado nos acolheu bem e temos um serviço que entrega o que promete”, afirma Fabiano Lorenzi, CEO da Norcoast, em entrevista ao portal Transporte Moderno.

Fundada em fevereiro de 2024, a Norcoast nasceu com o objetivo de ampliar a participação da cabotagem — o transporte marítimo entre portos do mesmo país — no mercado logístico brasileiro. A empresa une o conhecimento da NorSul no transporte de granéis sólidos e líquidos ao domínio da Hapag-Lloyd na operação de contêineres.

“O mercado de cabotagem cresceu fortemente nos últimos anos. Saímos de cerca de 450 mil TEUs por ano em 2008 para 1,5 milhão em 2024. Esse avanço mostra o amadurecimento do setor e a maior compreensão das vantagens da cabotagem”, diz Lorenzi.

Entre os fatores que impulsionam a migração de cargas rodoviárias para o modal marítimo estão a redução de custos logísticos, a previsibilidade das rotas, o menor índice de avarias e roubos e o impacto ambiental significativamente reduzido. Segundo o executivo, a cabotagem pode emitir até cinco vezes menos gases de efeito estufa do que o transporte por caminhões.

“A cabotagem exige um planejamento mais estruturado, mas oferece alta confiabilidade e segurança. Com a coleta e entrega rodoviárias nas pontas, conseguimos combinar flexibilidade e previsibilidade”, destaca.

Consolidação dos serviços

Na Intermodal South America 2025, principal feira de logística da América Latina, a Norcoast apresentará sua proposta de valor com foco na consolidação dos serviços. Sem lançar novas soluções neste momento, a estratégia está voltada para o fortalecimento do relacionamento com os clientes e a digitalização da jornada de atendimento.

“Desde o início, apostamos em uma experiência digital integrada, com portal de serviços, equipe comercial próxima e atendimento humanizado. A Intermodal será uma oportunidade de ouvir nossos clientes, reforçar vínculos e ampliar nossa base”, afirma Lorenzi.

(Divulgação: Norcoast)
Aline Feltrin

A Norcoast atende atualmente clientes de diversos setores — de eletrônicos da Zona Franca de Manaus a alimentos do Sudeste e Nordeste — e aposta no crescimento da demanda para expandir sua atuação. “Queremos não só ampliar o volume de cargas, mas também dobrar o faturamento neste ano”, projeta o CEO.

A entrada da Norcoast no mercado de cabotagem também representa um movimento relevante na quebra de um cenário historicamente dominado por poucas operadoras. “Chegar em um mercado operado há anos por apenas três empresas nos trouxe o desafio de conquistar confiança. Mas o retorno que temos recebido mostra que estamos no caminho certo”, conclui Lorenzi.

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