Cummins amplia capacidade do laboratório de ensaios mecânicos em Osasco (SP)

Entre os destaques mais recentes está o novo Slow Chucker, em operação desde o segundo trimestre de 2024, que trouxe avanços significativos para a validação de diferenciais

Redação

A Cummins ampliou a capacidade do laboratório de ensaios mecânicos localizado na fábrica de eixos em Osasco (SP). Além da modernização, as melhorias incluem avanços em segurança e ergonomia, como a instalação de grades de proteção e sistemas automatizados de interrupção, que garantem um ambiente mais seguro para os colaboradores.

Entre os destaques mais recentes está o novo Slow Chucker, em operação desde o segundo trimestre de 2024, que trouxe avanços significativos para a validação de diferenciais. Projetado para realizar testes estruturais complexos, o equipamento avalia rolamentos internos, fixações externas e a estrutura da caixa do diferencial, simulando condições reais de operação, como movimentos para frente e ré, com foco nos esforços sobre as engrenagens da coroa e pinhão.

Atualmente, o equipamento está em processo de atualização para atender às demandas de validação de eixos com redução no cubo (Hub Reduction). Com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre, os avanços trarão mais agilidade e precisão aos projetos estratégicos da empresa.

Após ajustes de otimização realizados no início de sua operação, o tempo de execução dos testes foi reduzido em 50%, elevando significativamente a produtividade do laboratório. A instalação de sensores avançados permite a identificação automática de falhas, garantindo maior precisão e segurança.

Além disso, sua capacidade ampliada abrange toda a gama de diferenciais fabricados pela Cummins, incluindo os modelos mais robustos, como o 18XHD, projetado para suportar nova legislação com cargas de até 61,4 toneladas de peso total bruto combinado (PBTC).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também