A LOTS Group, empresa do Grupo Scania especializada em soluções logísticas, e a multinacional sueca SKF, fabricante de rolamentos, firmaram uma colaboração para um projeto que visa a implementação de uma das rotas mais longas do continente europeu para caminhões elétricos. O objetivo é reduzir significativamente as emissões de CO₂ e otimizar o transporte de mercadorias.
A parceria, que também conta com a participação da empresa de transporte Ahréns Åkeri, visa criar uma rota de 221.000 quilômetros por ano, com uma redução de 97% nas emissões de CO₂ em comparação aos modelos tradicionais de transporte.
Conforme as empresas, esse esforço representa a prevenção de 298 toneladas de emissões anuais, o equivalente às emissões de 210 carros de passeio. Além disso, 85% da quilometragem anual dos veículos estará operando com carga plena, o que proporciona uma significativa otimização no fluxo de transporte.
Implantação gradual
Na prática, a rota será composta por um sistema de transporte, no qual as mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto os produtos da Scania seguem no sentido oposto. A estratégia, conforme as companhias, elimina viagens desnecessárias, melhorando a utilização dos veículos e reduzindo tanto os custos operacionais quanto o impacto ambiental.
A operação será implantada gradualmente, com uma fase de testes no início de 2025 e a implementação total da operação planejada para o final do ano. A eficiência da logística será garantida por meio do planejamento de rotas e coordenação baseados em dados, com foco na otimização do consumo de energia e recarga das baterias dos caminhões.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.