Hub logístico do BH Airoport registra crescimento histórico em importações e receita

Com operações integradas entre diferentes modais de transporte, o hub teve a maior receita de sua história, com um aumento de 22% em comparação com 2023

Redação

O hub logístico do BH Airport encerrou 2024 com mais de 30 mil operações de importação, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. O valor das cargas importadas também registrou um aumento significativo, saltando de R$7 bilhões em 2023 para R$11,3 bilhões no ano passado, um crescimento de 60%

Com operações integradas entre diferentes modais de transporte, o hub teve a maior receita de sua história, com um aumento de 22% em comparação com 2023. A operação do modal marítimo também obteve destaque, com um crescimento de 32% em relação ao ano anterior, com mais de mil cargas importadas e cerca de 250 containers movimentados, ocupando uma área equivalente a um campo de futebol. Esses números reforçam o perfil multimodal do aeroporto, consolidando-o como o “porto” de Minas Gerais.

O terminal possui 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² para armazenagem de cargas perigosas, 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado (com temperaturas entre -18°C e +22°C) e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras. Além disso, é o único recinto alfandegado em Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas.

O terminal recebe cargas provenientes de diversos países, incluindo os Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França, com destaque para os setores de Ciência da Vida, Mineração e Automotivo, que têm apresentado maior demanda de importações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também