A capacidade combinada das companhias marítimas que controlam mais de 1% da frota mundial de navios cresceu 10,3% em 2024. A MSC apresentou o maior crescimento em termos de capacidade em TEUs (twenty-foot equivalent Unit ou unidade equivalente a vinte pés) e agora é a primeira linha marítima com o tamanho de frota necessário para operar uma rede Leste-Oeste de forma independente. A informação é da consultoria Alphaliner.
A MSC adicionou 692.000 TEUs à sua frota em 2024, o que representa um crescimento de 12,3%, acima da média do mercado. No ano passado, a MSC recebeu 50 novos navios (548.500 TEUs), incluindo 26 navios Neopanamax de 15.400 a 16.600 TEUs, ideais para sua rede independente. A companhia já havia sido a de maior crescimento em 2023 (+22,0%), 2022 (+7,5%) e 2021 (+10,7%). Sua capacidade atual de frota é de 6,3 milhões de TEUs.
A diferença para o segundo maior operador mundial, Maersk, com 4,4 milhões de TEUs, aumentou para 1,9 milhão de TEUs. Diferente da MSC, a linha dinamarquesa se unirá em fevereiro a uma nova aliança Leste-Oeste (Gemini Cooperation) com a Hapag-Lloyd, que opera uma frota de 2,3 milhões de TEUs.
A Maersk, por sua vez, aumentou sua frota no ano passado (+7,3%) depois de ter reduzido sua frota em 2023 (-2,7%) e 2022 (-1,4%). Essa expansão se deve principalmente à adição de 23 novos navios em 2024, incluindo os primeiros sete navios da classe “Equinox” movidos a metanol, com 16.592 TEUs.
Dos 300.000 TEUs adicionados à frota da Maersk, 225.750 TEUs vieram de novos navios, o que mostra que a companhia também voltou ao mercado de afretamento para adquirir capacidade adicional.
O crescimento foi ainda maior para a Hapag-Lloyd que expandiu sua frota em 367.000 TEUs ou 18,7% em 2024.
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