Capacidade do transporte marítimo de contêineres para América Latina cresce 22,4% em 2024

Ao longo de 2024, foram adicionados mais de 850.000 TEUs à oferta de serviços vinculados à região, representando 16,9% da capacidade global adicionada à frota no período

Redação

A capacidade no transporte marítimo de contêineres nas rotas oceânicas com destino e origem na América Latina, incluindo os serviços intrarregionais, registrou um aumento de 22,4% no último ano. Ao longo de 2024, foram adicionados mais de 850.000 TEUs à oferta de serviços vinculados à região, representando 16,9% da capacidade global adicionada à frota no período. As informações são da consultoria Alphaliner.

No cenário global, a frota de portacontêineres aumentou 10,6%, com cerca de 3 milhões de TEUs a mais, destacando a significativa expansão das rotas entre Ásia e Europa. Contudo, a região latino-americana, com 15% da capacidade global, teve um crescimento expressivo no aumento das rotas oceânicas.

O crescimento das rotas entre Ásia e Europa, impulsionado pela necessidade de desviar navios pelo Cabo da Boa Esperança devido à insegurança no Mar Vermelho, representou 59% da capacidade adicional global. Embora a capacidade da frota tenha crescido 31% nesta rota, o aumento semanal efetivo de capacidade foi de apenas 8,8%.

Além disso, o ano de 2024 será lembrado como o ano da “crise do Mar Vermelho”, que gerou escassez de navios e manteve as tarifas de frete elevado. As linhas de navegação, apesar dos desafios, fecharam o ano com baixa capacidade inativa (apenas 0,6% da frota global), posicionando 2024 como o terceiro ano mais lucrativo da história para o setor.

LEIA MAIS
Pacto Global da ONU lança guia para descarbonização do setor portuário e marítimo
Luís Fernando Resano, diretor executivo da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC): “Falta vontade política para realmente apoiar e promover o transporte marítimo, especialmente a cabotagem

Veja também