Aline Feltrin
As vendas de caminhões elétricos e a gás apresentaram bom desempenho no primeiro semestre do ano. Segundo dados da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil comprou 483 veículos com os dois tipos de propulsão, o que significa aumento de 79,5% sobre as 269 unidades licenciadas no mesmo período do ano passado.
O maior volume foi de caminhões elétricos, com 414 vendas, com alta de 89% sobre as 219 do ano passado. Por sua vez, as comercializações de caminhões a gás chegaram a 69 unidades, no ano passo somaram apenas 50.
Consultada pelo portal Transporte Moderno sobre as razões que explicam o aumento da procura por caminhões a elétricos e a gás, a Anfavea explicou que o crescimento do setor de caminhões com propulsão alternativa está alinhado com o aquecimento do mercado em geral. Conforme a associação, a participação dos caminhões a gás continua baixa, em 0,1%, mesma proporção do ano passado. Por outro lado, participação dos caminhões elétricos aumentou de 0,4% para 0,6%, impulsionada por uma oferta maior de veículos elétricos.
No ano passado, uma queda geral no mercado influenciou negativamente todos os tipos de propulsão, incluindo os alternativos. Muitos frotistas anteciparam suas compras no final de 2022 devido à mudança para a normativa ambiental P8, o que resultou em uma desaceleração do mercado, inclusive para caminhões a gás e elétricos. De acordo com a Anfavea, agora esses segmentos estão crescendo novamente no mesmo ritmo do mercado de caminhões, com o elétrico crescendo um pouco acima da média, refletindo a tendência do setor como um todo, sem grandes exceções.
Além disso, é comum que frotistas comprem lotes de caminhões e, por questões de ESG (Environmental, Social, and Governance), incluam alguns veículos elétricos ou a gás. Ainda conforme a associação, com mais marcas entrando no mercado para oferecer esses veículos, a tendência é de crescimento, embora ainda em um ritmo inferior ao dos automóveis.
Oferta de caminhões a gás e elétricos
No Brasil, Scania e Iveco são as duas fabricantes que vendem caminhões a gás, sendo a Scania a pioneira na oferta dessa tecnologia desde 2019. Nesses cinco anos, a empresa chega à marca de 1 mil unidades comercializadas. Até o momento, a Iveco vendeu apenas 28 unidades do seu modelo S-Way NG, movido a gás natural e biometano, para o Grupo Cetric. Contudo, o presidente da companhia revelou ao portal Transporte Moderno que em 2025 o mercado será maior e haverá possibilidades de mais contratos.
Por outro lado, há mais marcas que oferecem caminhões elétricos no Brasil. Entre as associadas da Anfavea, estão a Volkswagen, com o leve e-Delivery, a Volvo com o pesado, Volvo FM Electric, e a Scania, com o também pesado P25. Há também marcas que não são associadas e que já comercializam caminhões elétricos no país. Esse é o caso da JAC, Foton e XCMG.
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