A Coca-Cola Femsa Brasil está operando com sua frota de caminhões elétricos para a distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo. São 31 caminhões VW e-Delivery direcionados a atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, outros benefícios esperados pela empresa são a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos – não é necessário trocar água e óleo, por exemplo –, a economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção.
A operação com os novos veículos é considerada um importante avanço na agenda ESG da companhia. “Sempre buscamos soluções inovadoras para corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ambientais. Temos a inovação em nosso DNA e essa característica nos motivou a ter uma frota elétrica operando na Grande São Paulo, resultado do investimento contínuo em operações sustentáveis e em soluções que contribuem para a redução da emissão de poluentes em toda a cadeia”, afirma Ian Craig, CEO da companhia no Brasil.
Com autonomia média de 100 quilômetros, os veículos são recarregados durante à noite nos centros de distribuições, onde foram realizadas obras civis e modificações de instalações. Na prática, a aquisição fará com que a empresa deixe de emitir aproximadamente 465 toneladas de dióxido de carbono ao ano.
“A sustentabilidade está no centro das ações da Coca-Cola Femsa Brasil. O investimento em caminhões elétricos faz parte de uma ampla estratégia que, entre outras soluções, busca mitigar os impactos no meio ambiente, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes”, destaca Camila Amaral, VP Jurídica e de assuntos corporativos.
Todos os veículos estão conectados com dados de desempenho em nuvem e com o pacote RIO e-Fleet para a gestão de frota, para acompanhamento em tempo real do desempenho do veículo e motorista. O sistema de regeneração do motor conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos que usam os atritos do freio e a redução de velocidade como fonte de energia para dar carga extra às baterias, sendo capaz de recuperar 40% durante a frenagem para tornar o veículo mais eficiente.
Com calibração para operações severas, o motor também tem 300 KW e torque de 2.150 Nm (nanômetros) desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. O peso bruto total de cada unidade é de 14,3 mil quilos e a capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9,05 mil quilos.