Vamos leva à Fenatran caminhões movidos a biometano

Empresa apresentará soluções de menor emissão e programa de compensação de carbono; frota alternativa já supera 3 mil ativos

Redação

A Vamos apresentará na Fenatran 2026, que acontece de 9 a 13 de novembro, em São Paulo, caminhões movidos a gás natural e biometano, equipamentos elétricos e iniciativas de compensação de emissões. Segundo a companhia, a adoção de tecnologias alternativas em sua frota já permitiu evitar a emissão de mais de 172 mil toneladas de CO₂, em comparação com veículos e equipamentos convencionais equivalentes.

A empresa informa que possui mais de 3 mil ativos com soluções de menor impacto ambiental, incluindo mais de 2,7 mil equipamentos elétricos. Entre os destaques da feira estará um caminhão do Projeto Aura, desenvolvido pela BMB, empresa do grupo especializada na customização de veículos pesados.

O projeto adapta caminhões originalmente equipados com motores a diesel para operar com gás natural ou biometano. No Rio de Janeiro, mais de 100 veículos com essa tecnologia são utilizados em serviços de limpeza urbana. A transformação é realizada na unidade da BMB em Porto Real (RJ), incluindo substituição dos motores, instalação dos sistemas de gás e testes de desempenho.

Segundo os parâmetros técnicos divulgados pela empresa, a tecnologia pode reduzir em até 99% as emissões de material particulado, até 90% as de CO₂, quando utilizado biometano, e 20% o nível de ruído, em comparação com o diesel.

Outro destaque será o Programa Vamos Carbono Zero, que permite aos clientes compensar as emissões remanescentes associadas aos equipamentos locados por meio da aquisição de créditos de carbono de projetos certificados. No segundo trimestre de 2026, mais de 300 ativos participaram da iniciativa, crescimento de aproximadamente 57% em relação ao mesmo período de 2025.

A companhia também exibirá transpaleteiras autônomas elétricas e promoverá debates sobre sustentabilidade no transporte e na logística durante a feira.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]
Eventos corporativos / Marketing
Barbara Ghelen
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Representante região Sul (PR/RS/SC)
Gilberto A. Paulin
+55 (41) 3029-0563
João Batista A. Silva
[email protected]

Aviso de reprodução Este conteúdo pode ser compartilhado com responsabilidade

Este conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte com link: Agência Transporte Moderno. Respeitar a autoria e indicar a origem da informação contribui para fortalecer o bom jornalismo e a produção de conteúdo confiável.