A Navemazônia venceu o Prêmio Antaq 2025, em Brasília, na categoria inédita Conexão Hidroviária, criada na 10ª edição da premiação. A empresa ficou em primeiro lugar entre as companhias de navegação interior que, ao longo de 2024, atenderam o maior número de municípios brasileiros, com base em informações do Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
A categoria reconheceu empresas de navegação interior de cargas e de passageiros que operaram regularmente no território nacional no período analisado.
Empresa brasileira de navegação interior com atuação concentrada na Amazônia, a Navemazônia opera no transporte hidroviário de cargas e, em alguns casos, no apoio logístico associado ao abastecimento regional.
Na prática, a companhia funciona como um elo da cadeia logística em áreas onde o rio é a principal via de acesso, viabilizando o transporte regular de insumos estratégicos para municípios ribeirinhos — como combustíveis, mercadorias de consumo, suprimentos para comércio local e itens essenciais para serviços públicos.
Leia mais
Montadoras abrem números iniciais de vendas no programa Move Brasil
Volvo investirá R$ 2,5 bilhões no Brasil até 2028 e projeta retração do mercado de caminhões em 2026
Shortline da Arauco vai retirar 190 caminhões por dia das rodovias e ampliar corredor de exportação
Capilaridade na Amazônia
O diretor institucional da empresa, Ângelo Maranho, atribuiu o resultado à estrutura logística e à capilaridade das operações em regiões atendidas majoritariamente por transporte hidroviário.
“Estamos em mais de 100 cidades. Nosso trabalho garante que populações ribeirinhas tenham acesso ao essencial: à energia que mantém o hospital funcionando, que permite ao comerciante assar o pão no forno elétrico, que sustenta a rotina das comunidades. Esse reconhecimento mostra que estamos cumprindo nossa missão”, afirmou Maranho.
Segundo ele, eventos climáticos extremos têm imposto desafios adicionais à operação, especialmente com a seca severa registrada em 2023 e 2024.
“Muito do que avançamos veio dessa experiência. Seguimos investindo para assegurar que o serviço chegue a quem precisa”, disse o diretor institucional da Navemazônia.
Instrumento de regulação e incentivo
Durante a solenidade, o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, afirmou que o prêmio incentiva as boas práticas no setor aquaviário brasileiro.
“Ao longo de uma década, o Prêmio ANTAQ se firmou como espaço de reconhecimento e estímulo às melhores práticas do setor aquaviário brasileiro. Mais do que uma celebração, trata-se de uma ferramenta de regulação responsiva, que induz inovação, sustentabilidade e equidade”, declarou Dias.
O diretor-geral também ressaltou que a edição de 2025 deu ênfase a soluções voltadas à adaptação às mudanças climáticas, diante do impacto crescente sobre o planejamento operacional e os investimentos do setor.
“Enfrentar esse cenário exige inovação, responsabilidade institucional e visão de longo prazo. Cabe à ANTAQ manejar incentivos para promover resiliência e eficiência, mantendo a segurança jurídica e o desenvolvimento econômico do país”, afirmou.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



