Navio graneleiro movido a metanol estreia no Chile com embarques de cobre para a China

O metanol reduz emissões de CO₂, NOx, SOx e particulados, dispensando sistemas de tratamento usados em navios a óleo pesado

Redação

O transporte marítimo internacional dá mais um passo rumo à descarbonização. O MV Green Future”, primeiro graneleiro da japonesa NYK Line equipado com motor de propulsão dual a metanol e combustível convencional — Very Low Sulphur Fuel Oil (VLSFO) ou Marine Gas Oil (MGO) — iniciou sua primeira viagem, com escalas em diversos portos do Chile para embarcar concentrado de cobre destinado à China.

Construído pelo estaleiro Tsuneishi Shipbuilding Co., Ltd. para a Kambara Kisen, o navio foi entregue em 13 de maio de 2025 e afretado à subsidiária NYK Bulk & Projects Carriers Ltd.. Com 199,9 metros de comprimento, 32,25 metros de largura, capacidade de 81,5 mil m³ e porte bruto de 65,7 mil toneladas, o graneleiro foi projetado para aumentar a eficiência energética e reduzir as emissões, contando inclusive com casco de tecnologia Aeroline, que diminui a resistência à navegação.

Combustível para uma transição verde

A adoção do metanol representa um avanço relevante para a indústria. Além de emitir menos CO₂ e NOx e praticamente eliminar a emissão de SOx e material particulado, o combustível dispensa o uso de sistemas de tratamento de gases de escape (scrubbers), comuns em navios movidos a heavy fuel oil (HFO). A versão bio ou e‑metanol reforça ainda mais seu caráter sustentável.

Segundo Pedro Veliz-Canto, Vessel Operator da Bulk Division da NYK Sudamérica (Chile) Ltda., o projeto está alinhado à meta global da companhia de alcançar emissões líquidas zero até 2050, em conformidade com a Estratégia Revisada da Organização Marítima Internacional (OMI) de julho de 2023. “As mineradoras no Chile buscam cada vez mais reduzir sua pegada de carbono. Operar embarques de concentrado de cobre com um navio que utiliza um combustível mais limpo é uma contribuição direta a esse objetivo”, afirmou.

Pressão por sustentabilidade

A adoção do metanol ocorre em um momento em que o setor marítimo enfrenta pressões crescentes por alternativas energéticas mais limpas, impulsionadas por exigências regulatórias e pela demanda de grandes embarcadores, em especial as mineradoras, por cadeias de suprimentos menos intensivas em carbono.

Com o “MV Green Future”, a NYK se posiciona entre os protagonistas da transição energética no transporte marítimo de granel, um segmento crucial para a exportação de commodities latino-americanas e estratégico para a cadeia global do cobre, cada vez mais demandado pela transição energética mundial.

Com informações do site chileno Mundo Marítimo.

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