O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Transpetro assinaram um acordo de cooperação técnica para a elaboração de um estudo que pretende mapear oportunidades para a reestruturação da indústria naval brasileira diante dos desafios da descarbonização e da transição energética. O documento será elaborado com foco em modernização tecnológica, políticas públicas e fortalecimento da cadeia produtiva nacional.
O setor naval é estratégico para o Brasil, por sua importância na exploração offshore de petróleo e gás, geração de empregos e estímulo à inovação em engenharia e automação. No auge, chegou a empregar mais de 40 mil pessoas. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, os investimentos globais necessários para descarbonizar o setor chegam a US$ 18 bilhões na construção naval e a US$ 90 bilhões em infraestrutura portuária.
O estudo vai avaliar a cadeia produtiva nacional, tendências internacionais, combustíveis alternativos e tecnologias limpas. Também trará propostas de políticas públicas para modernizar portos e embarcações e adequar o setor às metas da Organização Marítima Internacional, que prevê emissões líquidas zero até 2050.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.