Farizon aposta em locação de veículos comerciais elétricos para acelerar expansão no Brasil

Marca do grupo Geely estreia no país com três modelos para a logística urbana e prevê importar 500 veículos até o fim deste ano

Aline Feltrin

A Farizon, divisão de veículos comerciais do grupo chinês Geely, inicia suas operações no Brasil com uma estratégia centrada na locação para vencer as barreiras de entrada no mercado nacional. Representada pelo Grupo Timber — empresa ligada ao Grupo Rodoparaná —, a marca estreia com três modelos 100% elétricos para o transporte urbano de carga: duas vans e um caminhão leve de 8 toneladas.

O Grupo Timber estruturou uma operação baseada em preços competitivos e contratos de locação com valor residual zero. A empresa também já firmou parcerias com instituições financeiras para viabilizar as linhas de crédito que sustentam o modelo. “A locação elimina o risco do valor de revenda e reduz a barreira de entrada. Alguns negócios já estão engatilhados com grandes operadores e empresas de e-commerce”, afirma Rafael Ávila, especialista de produto do Grupo Timber, em entrevista ao Videocast Transporte Moderno, que vai ao ar em 31 de julho no canal do videocast do YouTube. Inscreva-se aqui.

O plano da empresa prevê a importação de 500 veículos até o final de 2025, com distribuição inicial a partir de centros operacionais em São Paulo e Curitiba (PR). Os veículos desembarcam pelo porto de Vitória (ES), onde a operação se beneficia de incentivos fiscais estaduais. As locadoras e operadores logísticos devem responder por mais da metade da demanda prevista.

Entre os três modelos trazidos ao Brasil, o maior volume de pedidos se concentra na van V6e para o uso urbano. O veículo tem autonomia de 250 quilômetros e manutenção programada a cada 30 mil quilômetros.

Escala global dá suporte à operação

A estratégia da Farizon no Brasil se apoia na estrutura global da Geely, que também controla marcas como Volvo Cars e tem presença consolidada em mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio. Mesmo com a alta recente do frete internacional, a companhia afirma manter condições competitivas de exportação.

Além disso, a Geely tem investido em tecnologia e conectividade: em 2024, lançou 30 satélites próprios para apoiar a operação de veículos autônomos, reforçando sua aposta de longo prazo na eletrificação e digitalização do transporte.

O Grupo Timber reconhece que a entrada de uma nova marca, especialmente chinesa, exige superar resistências. A estratégia é apostar na experiência prática via locação, pós-venda estruturado, test drives e exposição nas ruas como ferramentas para construir confiança. “Estamos oferecendo um pacote completo — produto, atendimento e estrutura. A locação é a melhor forma de mostrar na prática o valor dessa proposta”, conclui Ávila.

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